quarta-feira, 20 de outubro de 2010

dia 20 de outubro na história

Gregório Bezerra
Luiz Carlos Prestes

Em 20 de outubro de 1979 - Luiz Carlos Prestes e Gregório Bezerra, haviam retornado do exílio.

Em 20 de outubro de 1839 - Lembramos a história de amor e heroismo de Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi. Houve amor à primeira vista, originando num dos mais eloquentes romance de um amor absoluto. Anita abandona o marido, pois já era casada. Seus pais contrários ao romance. Giuseppe rapta - a no dia 20 de outubro de 1839 e no navio Rio Pardo, vão para Cananéia. Anita que se chamava Ana Maria de Jesus Ribeiro, passa a ser Anita Garibaldi.

Em 20 de outubro de 1944 - Na Guatemala ocorre o fim da ditadura de Jorge Ubico. Uma mudança democrática, chamada de revolução.Primeiro no governo de Juan José Arealo e depois com Jacobo Arbens, com políticas sociais e Reforma agrária.

Em 20 de outubro de 1854 - Nasceu Jean Nicolas Arthur Rimbaud em Dolles na França, viveu até trinta e sete anos e só escreveu dos 15 aos 20 anos, enquanto se dedicou as letras. Sempre deixou claro em sua obra a intenção de dizer tudo, sem medo, sem regras redescobrindo o uso do verbo, resignificando as palavras, sem esforços mostrando a sua verdade. Foi um poeta simbolista.

Em 20 de outubro de 1966 - Devido ao Legislativo que nas suas prerrogativas, recusou a cassação dos mandatos de seis parlamentares, o presidente ditador Humberto de Alencar Castelo Branco, decretou o recesso da Câmara dos Deputados por meio do Ato Complementar n.23 de 20/10/1966.

Em 20 de outubro de 1823 - Foi extinto no Brasil, o Conselho de Procuradores Gerais e nesta mesma data exitiu o Decreto que deu nova forma aos governos das províncias, criando cada uma delas um presidente (atual governador) e um Conselho. Ainda dois decretos, um estabelecendo provisoriamente a forma que devia ser observada na promulgação dos decretos da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa. E outro proibindo os deputados à dita Assembléia que exercessem qualquer cargo executivo.
Em 20 de outubro de 1819 - Nasceu Syyid Ali-Muhammad (O Báb) em Xiraz ao Sul do Irã. Syyid é título xiíta de familias descendentes de Muhammad (Maomé). Assim Báb significa em árabe "porta".Foi profeta fundador da Fé Babi e precursor da Fé Bahá.i.
A porta para Imam que está oculto. Ele mesmoo Imam Mahdi "Aquele que é guiado" chamado pelos xiíta de Qa'im que é prometido aos muçulmanos, cuja a vinda introduziria uma nova era para a humanidade e também espalharia o ensinamento do islão para o mundo todo, conforme a profecia de Mahummad.Syyid foi morto, torturado e executado em 9 de julho de 1850, conforme informações descritas pelas Igrejas Evangélicas no Brasil.

Em 30 de outubro de 1822 - Nasceu Bela Ferenc Dezsõ Blasko, partiu para o mundo aos onze anos fugindo de casa. Para sobreviver trabalhou em áreas de minérios. Nas horas de folga dedicou ao teatro, logo passou atuar em peças, especializou em Shakespeare. Mais tarde foi convidado a ir para o cinema com o pseudônimo de Arisztid Oil. Imortalizou-se fazendo filmes de terror (vampirismo).

Em 20 de outubro de 1904 - Morreu Carolina Novaes, a esposa de Machado de Assis
Essa morte abalou as estrutura do n.1 da Academia Brasileira de Letras.
Machado escreve para amada, o poema "A Carolina".

A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida
Aqui venho e virei, pobre querida
Trazer-te o coração de companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados.
Da terra que nos viu passar unido
E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados
São pensamentos idos e vividos.


Joaquim Maria Machado de Assis.

Em 20 de outubro de 1890 - Nasceu em Nova Orleans, Jelly Roll Morton, pianista de jazz.

Em 20 de outubro de 1943 - Foi presa Irena Sendler - chamada de mãe ou anjo do Gueto de Varsóvia.
Uma ativista dos direitos humanos, que trabalhava como enfermeira no Departamento de Bem Estar Social de Varsóvia, que organizava os espaços de refeição comunitários da cidade.
Quando da criação do gueto de Varsóvia, Irena horrorizada pelas condições em que ali se sobrevivia, uniu-se ao Conselho para ajuda aos judeus, Zegota.
Foi descoberta pelos nazistas e presa, indo para a prisão de Pawiak onde foi torturada. Sabia onde estava escondidas as crianças judias mas não revelou. Foi condenada a morte. Quando esperava a execução, surgiu um soldado alemão que levou-a para um interrogatório adicional. Ao sair o mesmo gritou em polco "corra". No dia seguinte ela viu o seu nome na lista de executados. Os Zelotas tinham conseguido deter a sua execução, subornando soldados alemães. e ela passou a viver com identidade falsa.
Em 20 de outubro de 1953 - Morreu a irmã Lindalva Justo de Oliveira. uma beata que vivia ajudando as pessoas necessitadas, oferecendo abrigos café da manhã. Dando atenção aos necessitados, quando dispertou em um senhor, a paixão carnal pela religiosa, que não correspondeu, por ser uma religiosa, e não via como haver qualquer possibilidade neste sentido. Por isto este senhor apaixonado resolveu que deveria assassiná-la, numa manhã enquanto ela servia o café aos necessitados.Fato ocorrido em Salvador-Bahia.

Em 20 de outubro de 1920 - Foi criado a Ordem Internacional das Filhas de Jó, em Omaha, no Estado de Nebraska -EUA, por Ethel T Weod Mick. E este grupo alicerça-se no Capítulo 42 - versículo 15 do Livro de Jó. Bíblia.

Em 20 de outubro de 1952 - nasceu a atriz brasileira Eliane terezinha Giardini, atua no teatro, cinema e na televisão. Ela que cursou a escola de Teatro da Universidade de São Paulo -USP

Em 20 de outubro de 1951 - Nasceu na freguesia de Merufe, na Vila de Monção, norte de Portugal, José Gomes Temporão, atual ministro da Saude da República federativa do Brasil, médico especialista em doenças tropicais, mestre em Saude pública e doutor em mediina social.
Em 20 de outubro de 2003 - Data do lançamento do Bolsa Família no Brasil

Em 20 de outubro de 2008 - Morreu o compositor Luis Carlos da Vila, da ala dos compositores da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel.

O seu pedido foi não chore. Na minha morte toque samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog