quinta-feira, 21 de outubro de 2010

dia 21 de outubro na história

Em 21 de outubro de 1892 - nasceu Miguel Moreira, do PCB e dirigente da ANL - Aliança Nacional Libertadora

Em 21 de outubro de 1947 - A Redação da Tribuna da Imprensa do PCB é empastelada

Em 21 de outubro de 1983 - Ferreira Gullar escreve uma crônica sobre Gregório Bezerra, com o título "Gregório não morreu, mataram-no"
Em que ele dizia que quiz escrever uma crônica triste que falasse de um homem feito de ferro e de flor, não poderia pois as flores murcharam.
......Mas existe nesta terra muito homem de valor que é bravo sem matar gente, mas não teme o matador, que gosta de gente e que luta a seu favor como Gregório Bezerra, feito de ferro e de flor.
Em 20 de outubro de 1983 Morreu Gregório Bezerra, militante do PCB

"Gregório gostaria de ser lembrado como homem que foi amigo das crianças, dos pobres, e excluídos, amado e respeitado pelo povo, pela massa explorada e sofrida, odiado e temido pelos capitalistas sendo considerado o inimigo n.1 da ditadura fascista."

Dia 21 de outubro de 2001 - Foi inaugurado o monumento, O Concelho de Oliveira de Azeméis alusivo aos combatentes do Ultramar. Em Angola perpetua o nome dos 30 militares que faleceram entre 1961 a 1974. Numa escultura de João Antero, em que há a nau do descobrimento encalhada num real encimada por 3 torres que representa os 3 ramos das Forças Armadas.

Em 21 de outubro de 2007 - Uma adolescente acabou  sendo presa por furto e colocada numa cela masculina. A juiza Clarice Maria de Andrade (foto) acima ali manteve-a, nestas condições, sendo que o Conselho Tutelar só foi avisado dia 14 de novembro 2007. A adolescente acabou sendo agredida e estuprada.

Em 21 de outubro de 1992 - Foi lançado o livro "Madona's Sex madona's" com fotos de beldades como Isabela Rosselini, Naomi Campbel, Igrid casares,Vanila Ice e juntamente o CD de Madona com canções erôticas.
Em 21 de outubro de 1889 - Morreu o Visconde de Mauá, em Petrópoles, o empresário empreededor que trouxe a primeira estrada de ferro ao Brasil
Em 21 de outubro de 1895 - Morreu o jurista brasileiro Joaquim Felicio dos Santos, que foi o representante legal dos herdeiros de Chica da Silva, no processo de bens do contratador João fernandes de Oliveira.
Em 21 de outubro de 1949 - Nasceu o poeta Antonio Francisco Freitas, em Mossoró-RN,poeta cordelista xilógrafo e compositor.

Em 21 de outubro de 1917 nasceu o musico Dizzi Gisllespie, na Carolina do Sul. Musico de Jazz, blues.

Em 21 de outubro de 1512 - Martinho Lutero foi receido pelo senado da Faculdade de Teologia com o título de Doutor em Bíblia.

Em 21 de outubro de 1652 - Uma Carta régia dirigida ao Padre Antonio Vieira, com autorização ampla, para levantar igrejas, estabelecer missões, descer índios ou deixá-los em suas aldeias, tudo segundo julgasse mais conveniente, podendo requisitar dos governadores e demais autoridades quaisquer auxílios, como índios, guias, línguas, canoas e ao mais que houvesse mostrando para isto a referida Carta Régia.

Em 21 de outubro de 1822 - Dezoito dias depois de ter sido empossado no cargo de Grão Mestre da Maçonaria, o Imperador D. Pedro I, enviou bilhete à Gonçalves Ledo, para comunicar a sua preocupação com as notícias a respeito de eventuais protestos dos maçons que reivindicavam mudanças no minist´reio do governo. José Bonifácio mandara o Intendente da Polícia, do  intensificar a vigilância, que culminou com a prisão do jornalista João Soares Lisboa do Correio do Rio de Janeiro, ligado a Gonçalves Ledo e a Maçonaria.
Em 21 de outubro de 1982 - Foi agraciado com o Prêmio Nobel da Literatura Gabriel Garcia Marques, com o livro Cem anos de solidão.
Em 21 de outubro de 1980 - Nasce Kin Kardashian, em Los Angeles -California, modelo e atriz norte-americana

Em 21 de outubro de 1747 - Registra em Santa Catarina a chegada dos primeiros 461 açorianos. Essas pessoas embarcaram no porto de Angra do Heroismo nesta data com destino a Santa Catarina. A bordo 85 casais e seus familiares, vindos das Ilhas Terceira, Faial, São Jorge e Pico. Hoje no Estado de Santa Catarina é o Dia da Cultura Açoriana, através da Lei 12292 aprovada em 22/06/2002.

Este é o teatro Paramount, no centro de São Paulo onde aconteceu o 3.Festival de Musical Popular Brasileira em 1967.

Em 21 de outubro de 1967 - Festival da Record, no Teatro Paramount
Tendo como vencedores
1. Lugar - Edu Lobo - Musica Ponteio
2.Lugar Gilberto Gil - e a musica Domingo no Parque
3. Lugar Chico Buarque de Holanda - Musica Roda Viva
4.Lugar Caetano Veloso - MusicaAlegria Alegria
5.Lugar Roberto Carlos - Musica Maria Carnaval e Cinzas
6.Lugar MPB4 - a Musica Gabriela
melhor interprete feminina - Elis Regina - musica cantador



melhor interprete masculino - Sergio Ricardo musica Beto Bom de Bola


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog