quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Peça teatral aborda o sincretismo religioso afro da Festa de Cosme e Damião



Botucatu tem apresentação de peça sobre sincretismo amanhã no teatro





Botucatu - A peça Ibejis do grupo “Pessoal do Faroeste” será encenada amanhã, às 20h30 no Teatro Municipal de Botucatu, com entrada franca.



A peça foi inspirada na lenda dos gêmeos presentes nas culturas africana, católica e grega. Eles são denominados respectivamente como Ibejis, Cosme e Damião e os mitológicos Geminis. No enredo, Pai Francisco Passarão prepara caruru para a festa de São Cosme e Damião. Dois passarinhos chegam ao seu terreiro para a comemoração, então, Passarão resolve contar-lhes sobre a origem dos Ibejis africanos, os santos Cosme e Damião e o signo de Geminis da constelação zodiacal mostrando o que há em comum entre os três contos.



A montagem reúne percussão corporal, cantigas adaptadas às canções contemporâneas e coreografia com tecidos e teatro de bonecos. Para Paulo Faria, diretor e dramaturgo da Cia, a peça é um recorte do sincretismo religioso na formação das festas populares do Brasil como folguedos, festas do divino, boi-bumbá e frevo. “A ideia é aproximar a mitologia africana da história universal do homem, entendendo que a África é o continente mais antigo da humanidade e berço da civilização humana”, explica o diretor.









• Serviço





Espetáculo: Ibejis



Local: Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci -



Praça Coronel Moura, 27,Centro



Data e horário: sexta-feira, às 20h30.Entrada: Franca





























(SF) © Copyright 2001 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - fone (14) 3104-3104 - Bauru-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog