terça-feira, 24 de maio de 2011

O significado Histórico do 25 de maio

Artigos

Lutina Santos




O significado histórico do 25 de Maio

23 de Maio, 2010

O continente africano é, em termos de extensão geográfica, o terceiro maior espaço territorial do mundo, com cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, habitado por vários grupos etno-línguisticos que definem a sua diversidade cultural e formam o seu povo. Registou, a exemplo de outros povos do mundo, vários factos que marcaram a sua vida social e também política. O dia 25 de Maio, comemorado a nível continental como o dia de África, marcou positivamente a sua história.

Foi exactamente no dia 25 de Maio de 1963 que 32 estadistas africanos se reuniram na capital da Etiópia, Addis Abeba, para definitivamente colocarem fim ao processo colonial ainda em curso em alguns Estados e definir um quadro de orientação política, longe de qualquer interferência externa. Nessa altura, boa parte das sociedades africanas estavam ainda condicionadas pela “política de opressão” utilizada pelas potências colonizadoras. O tempo provou que a política de opressão tem “pernas curtas”, pois, quem a implementa, vê-se, tarde ou cedo, derrotada por aqueles que são objecto de tal situação.

E a liderança africana, consciente desta realidade, insistiu na ideia da liberdade total do continente, da opressão colonial e na defesa enérgica da dignidade e valores peculiares do homem africano. A importância histórica desta iniciativa, mereceu atenção da comunidade internacional. Os Estados que se solidarizavam com a causa africana, viram neste encontro dos líderes uma oportunidade relevante para manifestarem, por um lado, a sua solidariedade e, por outro, a sua total indignação face a persistência de alguns Estados em optarem por uma política que ofendia sistematicamente a dignidade de todo um povo.

Em 1972 a Organização das Nações Unidas reconheceu esta iniciativa africana e institucionalizou esta data como sendo o dia da libertação de África.

Com efeito, este dia não só revelou a coragem dos líderes africanos em acabar com a opressão colonial, mas também simbolizou, de forma gloriosa, o nascimento da Organização de Unidade Africana (OUA). Esta, passou a ser a sua voz colectiva na promoção da sua unidade e solidariedade, na defesa da soberania, integração territorial e sobretudo na promoção da dignidade do homem africano.

Estava, desta forma, criado um projecto político que facilitaria a definição não só da organização política dos Estados africanos mas, também, a criação de um ambiente de estabilidade e desenvolvimento para todo o continente. A integração política dos Estados da África Austral, o surgimento da União Africana em 2002, só para citar estes, reflectem, de modo sintético, o alcance político-histórico dos propósitos do 25 de Maio.

Por esta razão, a comemoração deste dia leva-nos, por um lado, a rendermos uma merecida homenagem a todos os participantes daquela histórica Cimeira e, por outro, a reflectirmos sobre os principais problemas que afligem o continente de todos nós. O 25 de Maio teve um significado histórico relevante na restituição da dignidade africana. Reflectiu, a todos os títulos, um esforço político que permanecerá para sempre na memória colectiva dos africanos, simbolizando desta forma o fim de uma etapa história difícil e o início de uma nova fase para o continente africano.





Copyright 2009 Jornal de Angola - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por SAPO ANGOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog