segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 23 de maio de 2005 - Peritos africanos iniciaram a elaboração de um projeto de Constituição para um futuro Estados Unidos de África.
Em 23 de maio de 2002 - Manuel Correia de Andrade, professor universitário de história e geografia e escritor, tomou posse na Academia Pernambucana de Letras cadeira n.37. Ele que era professor pós graduado nas Universidades do Brasil e França, também estudou na Belgica, Itália, Grécia e Israel. Foi filiado e membro do Partido Comunista Brasileiro - PCB, e esteve preso em duas ocasião no Brasil. Faleceu em 22 de junho de 2007.


Em 23 de maio de 1945 - Carlos Drumond de Andrade estreava no jornal Tribuna Popular, num dia Especial, o Comício de Luis Carlos Prestes, no campo do Vasco da Gama. Na véspera três largas colunas na Página 3 sobre o acontecimentos, e uma longa crônica do poeta anunciando o Comício. Ele que também era filiado do PCB.

Em 23 de maio de 1934 - Foram mortos, Bonnie Parkes aos 23 anos e Clyde Barrow 25 anos, o casal jovem de bandidos, considerados rebeldes, que fêz o FBI emboscarem-os, e assassina-los, tendo o carro roubado Ford V-8, que estavam com os bandidos levarem 187 balas.


Em 23 de maio de 1865 - Nasceu Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa - ex-presidente do Brasil


Em 23 de maio de 1932 - Foram mortos os estudantes Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo, símbolos da Revolução Constitucionalista de 1932.


Em 23 de maio de 1430 - Durante a Guerra dos Cem anos Joana D'Arc (1412-1431) foi capturada pelos franceses em Compiègne. Nos meses seguintes vendida aos ingleses, e por suas visões, e atividades paranormais, acabou sendo presa, julgada e queimada na fogueira em 1431.


Em 23 de maio de 1498 - Morreu o padre dominicano Girolano Savanarola, reformador, intelectual, estudioso de filosofia e medicina. Que escreveu o Tratado Filosófico baseado em Aristóteles e em São Tómas de Aquino. Mas desentendeu-se com o Papa Alexandre VI, que acbou por ex-comungar, prender, enforcá-lo, e seu corpo foi queimado em praça pública, Piazza della Signoria em Florença, juntamente com o Fra Silvestro e Fra Domenico de Perscia. Cogita-se que o pintor Leonardo D'Vinci, teria retratado Savnarola na Última Ceia, no rosto de Judas Iscariotes.


Em 23 de maio de 1536 - Foi instituída a Inquisição de Lisboa, que julgava os casos denunciados no Brasil. E para tal foram nomeados três bispos, um de Celta, um de Coimbra e o outro de Lamego e foi concedido ao Rei D. João III, o poder de nomear o 4.Inquisitor, entre os bispos religiosos ou clérigos seculares, formados em teologia ou direito canônico. Estariam acima dos bispos e das ordens Religiosas.


Em 23 de maio de 1707 - Nasceu Carolus Linnaeus na Suécia, foi botânico, zoológo e médico. Considerado o pai da moderna taxionomia e ciência, que trata da classificação científica dos organismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog