quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fatos Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 19 de maio de 1929 - Nasceu o pianista, compositor e cantor brasileiro Johnny Alf, cujo o nome de batisto era Alfredo Jose da Silva, natural de Vila Isabel-Rio de Janeiro.Ele que faleceu em 2009 aos 80 anos de idade.

Em 19 de maio de 1925 - Nasceu El Hajj Malik El Shabazz, conhecido como Malcom X, o Malcom Litte natural de Omaha - Nevraska. Um dos maiores defensores dos Direito Humanos dos negros norte-americanos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-americana de inspiração socialista.

Em 19 de maio de 1940 - Nasceu o cineasta Caca Diegues, um dos mais importantes diretores de cinema brasileiro. Suas obras defendem a liberdade de expressão e idéia.

Em 19 de maio de 1928 - Nasceu Francisco Soares de Araujo, o Canhoto da Paraiba, (falecido em 2004), músico, e compositor brasileiro.

Em 19 de maio de 1890 - Nasceu o poeta Mario de Sá Carneiro, natural de Lisboa-PT, autor de poesias e peças teatrais. Um menino que cresceu com o seu avô.

Em 19 de maio de 1864 - Faleceu o poeta Natanael Hawthone em Plymouth. foi considerado o maior contista norte-americano.

Em 19 de maio de 1895 - Faleceu o José Marti, cujo o nome de batismo, era José Julian Peres, natural de Havana, faleceu em Dos Rios. Foi poeta,jornalista, filósofo,maçon e heroi nacional de Cuba.

Em 19 de maio de 1862 - Karl Marx publica uma coletânea de textos com o título "Sobre a Liberdade de Imprensa".

Em 19 de maio de 1979 - Morreu o Delegado Sergio Paranhos Fleury, afogado em Ilha Bela. Conhecido como torturador, no DOPS.

Em 19 de maio de 1890 - Nasceu Nguyen Ai Quoc, que ficou conhecido pelo condnome Ho Chi Minh, dirigente da III Internacional, fundador do Estado Socialista Vietnamista.

Um comentário:

  1. Dizem que o Delegado Fleury fora executado pelos próprios companheiros de trabalho. Tipo, queima de arquivo.

    ResponderExcluir

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog