domingo, 15 de maio de 2011

Reflexão sobre a vida brasileira

Nossa tarefa cotidiana, refletir sobre a realidade, preparar a sociedade, e organizar um caminho pensando na necessidade objetiva da coletividade.

Sabemos que as nossas infra-estruturas, físicas como a água, o solo e o sub-solo, assim como as nossas infra-estruturas biológicas, sejas dos vegetais, dos animais, necessita do homem. A preservação ecológica e a transformação com a responsabilidade, da realidade e da nossa própria existência. Pois todos nós somos frutos desta natureza, e podemos construir nossos passos como o caminhar na construção de nossos caminhos.

O Brasil um país capitalista, temos a certeza de que o toma lá da cá, que a corrupção é fruto do sistema eleitoral, em que há empresas patrocinando quem governa ou desgoverna ou melhor há sêres que ocupam os poderes constituídos sejam executivos ou legislativos que sairam desta falta de ética. E muitas vezes os valores doados, são tão vultuosos que nem sem anos de administração, o eleito não vai ter o que recebeu. Essa é a porta corruptiva. Sabemos que toda a violência, toda a discriminação, o racismo, o preconceito, a mal versação do dinheiro público. Assim como o assalto público ou privado. Tem muito a haver com o sistema sustentado por quem mantém o governo. Em pleno desgoverno. Esse é o país que apresenta-se entre uma das maiores economias, mas temos um tratamento péssimo para o seu povo, uma má distribuição de renda. E uma distribuição de esmola como bolsas.

Nossa saúde, é da precariedade, em que as pessoas, choram nas filas, nossa educação é de precariedade não pelos profissionais, mas pela estrutura, em que nem alunos e nem trabalhadores da educação, podem dizer de um bem estar.

A nossa degradação ambiental é feita graças ao capital empregado, de forma inadequada, em que maioria das famílias não tem água encanada, em que a maioria das administrações públicas jogam esgoto in natura nos rios.Nas cidades todos reclamam da falhas de pavimentações ruim, muitas vezes causadoras de mortes, nas estradas, abandonos e isto que necessitamos refletir a todo o instante.

O governo federal, é inadequado para atender aos meus e aos anseios dos que pensam como eu, aqui no Estado (província) de São Paulo, temos um governo que mal consegue seguir os valôres e as horas de trabalhos no magistério como determina a lei.Pensando nas horas com interação entre professores e alunos, e HTPC e HTPL, e isto é apenas exemplos. Nossas críticas ainda caminham para os aspéctos das meritocracias, tanto do governo Federal, Estaduais e municipais, que vão arrochar mais e mais os salários dos profissionais da educação e é uma orientação emanada do Ministério da Educação.

E quanto aos aspéctos burgueses, da classe que mantém a ditadura das leis e instituições presente no Brasil, e que tem a idéia de que o desemprego é seja fruto do despreparo. Mas que na verdade isto faz parte do sistema, de um funcionamento normal da formação social capitalista. Ou seja o ser trabalhador é usado, é espoliado, e a ele cabe a miséria como salário e depois descartado.O seguro social é precário o tratamento de saúde é precario. Nossos empresário não gostam de seguros sociais exatamente poque mantém a lógica da escravidão. Os patrão são donos de escravos, e com uma perversidade. Antes o dono do escravo teria que mantê-lo, vivo e alimentado pra trabalhar, já com o salário temos a escravidão assalariada, e nem um compromisso social assumido pelas elites, que pagam mal, e descartam sempre o ser não importando os problemas sociais que avolumam no País.

Refletir sempre, agir sempre coletivamente pensando em cada célula, construíndo um mundo do respeito coletivo. Numa democracial authaulseriana, cosntruída coletivamente e não retirada do próximo como pensaram os liberais. Abraços sinceros.


Manoel Messias Pereira
poeta e professor
São José do Rio Preto-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog