sábado, 28 de maio de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Tipografia do PCB
Em 28 de maio de 1936 - Na madrugada, a Delegacia de Ordem Social de São Paulo apreendeu, a Typografia do Partido Comunista Brasileiro, localizada numa casa terrea do Bairro Caxingui em São Paulo. Com crimes de sedição, textos proibidos, fotografias e espaços calndestinos.


Em 28 de maio de 1871 - Cairam os últimos focos de resistências dos communards, que ao enfrentar o pelotão de fuzilamento gritavam "vive la Commune!". Era a Franca atrabilária e arcaica que sufocava a França que semeava os ideiais de uma revolução libertária. Karl Marx, vai descrever os communards como os "assaltantes do céu", que tiveram como crime o sonho irrestrito e radicalmente democrático, numa democracia direta e sem subterfúgio. E este exemplo o Estado francês não tolerou.


Em 28 de maio de 1917 - Nasceu Teotônio Vilela, natural de Viçosa-AL, filho de proprietários agricolas Sr. Elias Brandão Vilela e dona Isabel Brandão Vilela, foi orador de uma turma do Colégio Jesuita, político chamado de o Menestrel das Alagoas. Chegou ao cargo de Senador da República.


Em 28 de maio de 1996 - Foi assassinada Brenda Lee, transexual e militante dos direitos humanos do Grupo GLBTT. Nasceu Cícero Caetano Leonardo, foi conhecida como Caetana e depois de Brenda Lee. Ela comprou uma casa e recolhia os travestis e doentes de Aids, numa casa que chamou de Palácio das Princesas, e hoje é conhecida como Casa de apoio Brenda Lee.
Ela foi assassinada com um tiro na boca, e um no peito, seu corpo encontrado numa kombi velha num terreno baldio. O cineasta suiço Pierre-Alain Mier dirigiu um documentário chamado "Dores de Amores" que trata de Brenda Lee e outras mulheres transgeneras.


Em 28 de maio de 1810 - O Marechal Andre Massena assumiu o comando em Salamanca, ordenado por Napoleão que concentrou esforços na Península Ibérica, na organização do exército em Portugal.


Em 28 de maio de 1964 - Fundação da OLP - Organização de Libertação da Palestina


Em 28 de maio de 1984 - Foi definido no IV Encontro Internacional da Mulher , o Dia Internacional da Ação pela Saúde da Mulher.


Em 28 de maio de 1952 - Nasceu Mara Manzan, atriz que começou a carreira aos 17 anos. Faleceu vítima de um câncer aos 57 anos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog