terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exposição fotográfica As Dilmas é inaugurada na Câmara Legislativa

Exposição fotográfica As Dilmas é inaugurada na Câmara Legislativa

» Gabriela de Almeida
» Maíra de Deus Brito





Mãe baiana, foto de Luiz Alves para a exposição As Dilmas


Músicos, artistas plásticos e pensadores discutem, cantam e vivem a cultura afro até o dia 25 deste mês, pelo projeto Cara e Cultura Negra. O evento promove debates, oficinas, shows e exposições em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A programação espalha-se pela cidade. O ciclo debates Mulheres que Brilham, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, discutirá temas como A mulher no mercado de trabalho, Violência contra as mulheres, Liderança e participação política e Saúde da mulher, todos tendo o negro como figura principal. Na música, nomes já conhecidos dos brasilienses como Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Orquestra Marafreboi e Patubatê se unem a Nãnan Matos, Zebulon Fyah, Pegada Black e a maranhense Rita Ribeiro para um dia de muita festa no Setor de Diversões Sul, neste sábado.

Hoje, será inaugurada a exposição fotográfica As Dilmas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Imagens de Luiz Alves, Marcelo Dischinger e Ronaldo Liva homenageiam 51 mulheres importantes na construção e consolidação da capital. “São donas de casa, garis, juízas, advogadas, motoristas, líderes comunitárias. Mulheres batalhadoras que enfrentam o preconceito todos os dias. Daí a importância de celebrá-las”, argumenta Flávia Portela, idealizadora e coordenadora do Cara e Cultura Negra. A mostra poderá ser visitada até o dia 25 de novembro, das 10h às 18h.

O fotógrafo Luiz Alves nascido em Resende, Rio de Janeiro, só conheceu o pai por meio de um retrato. O carioca sabe o poder que tem um bom clique. Aos 52 anos, ele é autor de uma das fotos que integram a exposição As Dilmas, com a foto da Mãe Baiana, uma das figuras mais pulsantes e representativas na cidade quando o assunto é afrorreligiosidade. O tema é tratado com carinho por Luiz, que atua contra a intolerância religiosa. “A intolerância é um mal da alma. As pessoas precisam entender que somos seres humanos e merecemos ser respeitados. A Mãe Baiana é um ícone, uma guerreira que luta em defesa das religiões de matriz africana. Ela sofreu muito, mas nunca esmoreceu. Ela vive da religiosidade”, elogia o fotógrafo.

Defensor de uma sociedade justa, Luiz Alves acredita que a mostra As Dilmas é um importante passo na busca pela igualdade. “Essa mostra tem como objetivo promover uma transformação na sociedade. Gostaria que as pessoas não separassem as situações por gênero, raça ou condição social”, comenta. Ainda pelo Cara e Cultura Negra, trabalhos de alunos de escolas públicas vão passear pela cidade em uma exposição itinerante educacional. As obras serão expostas até sexta-feira, nas estações do Metrô.

“Um evento como esse é de absoluta importância e não devia acontecer somente em novembro, mês da consciência negra. Tem que ocorrer sempre. Se as pessoas desconhecem a cultura africana, surgirá nelas um preconceito e temos que acabar com isso. Eu desmistifico o desconhecido no palco, fazendo o público cantar e dançar”, destaca a cantora brasiliense Renata Jambeiro, uma das atrações do show de encerramento, no sábado. O repertório terá canções com temáticas afro e músicas do DVD Sambaluayê, lançado pela cantora no fim do ano passado.

Stella Pinheiro e Nãnan Matos fecham a programação com a Oficina de percussão tradicional Mandeng, na sexta e no sábado. Nas aulas, os participantes terão aulas de técnicas básicas com djembê e dunun, tambores típicos da África, e de cantos africanos. As inscrições gratuitas (e limitadas) devem ser feitas na Prefeitura no Conic (3321-7100).

Programe-se
Mostra educacional intinerante
» Estações do metrô Central, Galeria e 108 Sul). Até sexta-feira, das 6h às 23h30; no feriado, das 7h às 19h.

Exposição fotográfica As Dilmas
» Câmara Legislativa do Distrito Federal (SIG, Q. 2). De amanhã a 25 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Ciclo de debates Mulheres que brilham
» Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Sexta, às 15h, com o tema Violência contra a mulher; dia 21, às 15h, com Saúde da mulher. Entrada franca. Inscrições e informações: 3321-7100. Classificação indicativa livre.

Oficina de percussão tradicional Mandeng
» Setor de Diversões Sul. Sexta e sábado, das 18h30 às 22h. As inscrições gratuitas (e limitadas a 20 vagas) devem ser feitas na Prefeitura no Conic (3321-7100). Não recomendado para menores de 14 anos.

Show de encerramento
» Praça Zumbi dos Palmares (SDS). A partir das 19h, com Rita Ribeiro, Renata Janbeiro, Nãnan Matos, Zebulon Fyah, Patubatê, Orquestra Marafreboi, Pegada Black e Dhi Ribeiro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.





Todas Notícias

























.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog