quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Missão Brasil em Angola




Missão Brasil em Angola






Fábio Pereira Ribeiro


A partir do dia 23/11 Angola recebe uma missão empresarial brasileira com mais de 50 executivos e empresários para novos negócios com empresas angolanas. A missão é desenvolvida pela agência de promoção brasileira APEX, e tem o objetivo de desenvolver e estreitar laço comerciais e consolidar o diálogo entre Angola e Brasil. É um momento oportuno, dada a continuidade do diálogo iniciado pela última visita da Presidente Dilma Rousseff em terras angolanas.

Angola tem demonstrado um crescimento interessante, e uma nova abertura de negócios com o Brasil, e de uma forma geral é muito oportuno considerando as sinergias culturais e sociais que os dois países têm. A missão é importante pois consolida os diversos contatos que o governo brasileiro fez nos últimos dez anos, e agora de forma mais efetiva tem dado apoio ao empresariado brasileiro, que na sua grande maioria desenvolve ações comerciais com empresas angolanas de forma direta, e também somente com apoio do próprio governo angolano.

Diversos setores são trabalhados, de produtos e bens de consumo à educação, a missão brasileira têm concentração nos seguintes segmentos: alimentação e bebidas, construção civil, higiene e cosmética, máquinas e equipamentos, tecnologia para medicina, energia e tecnologia agropecuária. A agenda da APEX está concentrada em encontros diplomáticos e principalmente em ajudar no processo de encontro de demandas para que as empresas brasileiras possam desenvolver contatos e cenários de negócios futuros entre os dois países.

Mas é importante que os empresários brasileiros entendam que Angola vive um novo momento, de crescimento e de grandes obras, mas ao mesmo tempo tem uma particularidade cultural no fazer negócios, e ao mesmo tempo é um país que está recebendo diversas delegações de negócios, por exemplo no mesmo período da delegação brasileira, está no país uma delegação norueguesa, e no decorrer das próximas semanas, o país receberá muito mais. Outro ponto importante, Angola hoje é um dos portos seguros para os portugueses que vivem em uma crise intensa e a antiga colônia hoje tem um peso e poder muito intenso aos investidores e empresários portugueses. Por isso é importante que os brasileiros constituam sinergias concretas com o empresariado angolano, e desenvolva de forma muito profissional as oportunidades que o país oferece, e ao mesmo saiba escutar os empresários angolanos que também querem investir muito no Brasil.

Novos momentos para África e equilibrio de forças nas novas potências.


Fábio Pereira Ribeiro
Revista Exame
Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog