domingo, 20 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e, Literários

Em 20 de novembro de 1695 - Faleceu assassinado Zumbi dos Palmares, lider guerreiro, do Quilombo dos Palmares, mortos pelas tropas do Bandeirante Domingo Jorge Velho, ao serviço do Estado português. Zumbi estabelceu uma forma de governo na Serra da Barriga, que assemelhava muito ao processo repúblicano e as organizações democráticas dos dias atuais.

A importância de sua vida faz o Brasil , comemorar e lutar por uma vida mais digna, e nesta data passa a ser comemorado como "Dia Nacional da Consciência Negra"

Sendo Lei de n. 7.968 de 22/07/1992, sancionada pelo Governador do Estado de São Paulo Dr. Luiz Antonio Fleury Filho, que atendeu o Projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Deputado Gilson Meneses.
Em todo o mês de novembro é divulgado a cultura negra, a origem de seus povos, conflitos, os efeitos da colonização e independência do Continente africano, seus mártires e contribuição e desenvolvimento do Brasil.
A situação dos negros no Brasil e nos continentes africanos, através de eventos organizados pelas entidades e pelo próprio governo
E de Acordo com o Artigo 3 da referida Lei, as manifestações culturais deverão estar veiculadas nas rádios e televisões educativas, com a cobertura dos eventos e  e apresentação de documentários.
Além de manifestações culturais e artísticas em todas as escola do Estado de São Paulo.

Desta forma há lei Federal e também diversas leis municipal.

Em 20 de novembro de 1830 - O jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, formado em jornalismo e medicina, político, formado pelas Universidades de Turim e Pávia na Itália, sua terra natal, fundou no Brasil o Jornal "Observador Constitucional", um orgão que denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Nesta data Libero Badaró, sofreu um atentado a bala, tendo sido socorrido, pelo estudante de direito e poeta Emiliano Fagundes Varela. Sua última frase antes de morrer "Morre um liberal mas não morre a Liberdade".

Em 20 de novembro de 1910 - Leon Tolstoi  o Lev Tolstoi como também era conhecido, escritor russo, depois de 40 (quarenta) anos de casado e pai de 13(treze) filhos, resolve sair de casa e acaba morrendo na bifurcação de um trem na Estrada de Ferro em Astapovo.

Em 20 de novembro de 1994 - Foi assinado o Tratado de Lusaka entre o MPLA - Movimento Popular para a Libertação de Angola e a UNITA - União Total de Angola, numa tentativa de Paz em Angola.

Em 20 de novembro de 1974 - Afrika Bamboaataa (foto) fundou o Universal Zulu Nation. Dia Oficial do nascimento do Hip-Hop.
Em 20 de novembro de 1961 - O Brasil restabelece relações diplomáticas com a URSS
Em 20 de novembro de 2009 - Morreu o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Sr. Celso Pitta.
Em 20 de novembro de 2004 - Morreu o economista, escritor e político brasileiro Sr. Celso Furtado.
Em 20 de novembro de 1950 - Foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1956 nesta mesma data convencionado o Fundo para a Infância - Unicef.
Em 20 de novembro 1956 - Nasceu a atriz estadunidense Bo Derek
Em 20 de novembro de 1976 - Nasceu a atriz  canadense Laura Harris, natural de Vancouver.
Em 20 de novembro de 1949 - Nasceu o ator brasileiro, Luis Fernando Guimarães
Em 20 de novembro de 1978 - Nasceu a cantora e atriz brasileira, natural do Rio de Janeiro Amandha Lee, que estreiou na Televisão na novela "coração de estudante".
Em 20 de novembro de 1981 - Nasceu a cantora inglesa Kimberley Wash













Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog