segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O infarto da magistrada angolana Suzana Inglês







Foto: Suzana Ingês é referenciada pelos familiares como estando a viver uma situação desconfortante da qual pretendia desembaraçar-se. (JA)Zwelangola Notícias



A edição deste final de semana (4 de Fevereiro) do Semanário Angolense notícia o internamento da magistrada Suzana Inglês por enfarte.



A notícia que até ao momento não foi confirmada pelos orgãos de difusão públicos, surge em uma altura em que a magistrada vem sendo contestada pela oposição, que rejeita a indicação do seu nome na presidência da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).



O semanário, avança que Suzana Inglês encontra-se internada desde Quinta-feira (2 de Fevereiro) sem contúdo avançar mais pormenores em relação ao real estado de saúde da mesma e muito menos em relação a que tipo de enfarte se trata. No entanto, a mesma notícia sustenta que o infarte se deu no mesmo dia em que vários partidos da oposição exibiram documentos que supostamente provam a incapacidade de Suzana Inglês assumir o cargo que detém.



Entre os documentos, constava uma cópia do Diário da República que confirma a exoneração de Suzana Inglês da posição de magistrada, o que de acordo aos requisitos para eleição do presidente da CNE a torna inelegível ao cargo.



Reações



As reacções a notícia do estado de saúde de Suzana Ingês não se fizeram esperar. Filomeno Vieira Lopes do partido Bloco Democratico, publicou um comentário nas redes sociais em que deseja rápidas melhoras a Suzana Inglês e esclarece que a posição dos partidos da oposição "relativamente a essa indigitação é meramente política, em defesa do estado de direito, e não pessoal" e atribui responsabilidade da posição inconfortavél da magistrada ao presidente da República e juizes dos vários orgãos do sistema nacional de justiça, com destaque para o presidente do Tribunal Supremo.



Já o presidente do mesmo partido, Justino Pinto de Andrade, foi mais comedido nas acusações, optando apenas por desejar rápidas melhoras "e que depois faça aquilo que lhe compete, para reparar a sua imagem pública, muito desgastada com a situação que hoje é manchete: que se demita do cargo para que foi ilegalmente indicada".



No entanto, de acordo a um site de notícias onlíne, a magistrada é referenciada pelos familiares como estando a viver uma situação desconfortante da qual ja se teria desembaraçado pedindo demissão, mas que tal não acontece devido a pressão que sofre do lado do partido MPLA no sentido dela se manter no cargo.



Por outro lado, vários leitores têm também se manisfestado solidários em relação a recuperação de Suzana Inglês mais sem no entanto deixarem de revelar-se cépticos em relação a veracidade do estado de saúde da magistrada uma vez que muitos acreditam poder também tratar-se de uma estratégia do partido no poder para retirar o nome da magistrada sem ter que demonstrar ter cedido voluntariamente vergar-se aos capricho dos partidos da oposição.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog