segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 13 de fevereiro de 1766 - Nasceu Thomas Robert Malthus, economista de ideias liberais clássica e cintista político inglês.

Em 13 de fevereiro de 1883 - Criado no Brasil, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia Estatísitica.


Em 13 de fevereiro de 1901 - Nasceu o socialista inglês, Paul Felix Lazarsfeld, advogado, estudou psicologia, comunicação, literatura, doutorou-se em matemática, radialista e diretor de rádio, professor universitário, e mantinha em sua residência um ponto de intelectualidade na época, com diversas correntes políticas.
Em 13 de fevereiro de 1921 - Na Baixada Fluminense, dona Armanda Álvaro Alberto, educadora brasileira, criou a Escola Proletária, organizando a sua própria cartilha, criando a primeira escola com  merenda, aboliu a palmatória, e formou comissão de pais e alunos, adotou métodos de tecnicas revolucionárias de ensino como uma junção do suiço Pestalozzi, da italiana Montessori, e do norte-americano John Dewey. As crianças mantinham uma horta, aulas de higiene, artes, canto orfeônico.Contou com o apoio das educadoras, Maria Werneck, Nise da Silveira, Eneida de Moraes, Isabel Laconde, Alice Carvalho de Mendonça, Branca Fialho, Berta Lutz, Jerônima Mesquita, Amélia Xavier da Silveira, Eugênia Álvaro Moreyra, Itala Fauta, Maria Lacerda Moura e Cecília Meirelles entre outras. E por isto foi perseguida por Getulio Vargas, tendo sido detida por 18 vezes. Por pensar uma educação proletária.

Em 13 de fevereiro de 1960 - A França testa bomba atômica no Saara.


Novembrada
Em 13 de fevereiro de 1979 - Os estudantes de Florianópolis protestaram contra a visita do presidente Figueredo e foram reprimidos pelas forças policiais.

Em 13 de fevereiro de 1979 - Aconteceu o Celam no México, em Puebla de Los Angeles, na qual os bispos da América Latina, elaboraram o documento "Evangelização no Presente e no Futuro da América Latina", entre os brasileiros estavam D. Helder Câmara, D. Pedro Casaldalia, D. Paulo Evaristo Arns, D. Mauro Morelli e os freis irmão Clodovis e Leonardo Boff, era a igreja na opção pelos pobres.


Em 13 de fevereiro de 1984 - Konstantin Chernenko aos 72 anos de idade foi nomeado Secretário Geral do Partido Comunista Soviético, em sucessão a Yuri Andropov.


Em 13 de fevereiro de 1994 - Um homem invadiu a casa de Marichell Chatman, em Bauryus Ohio, e alvejou com tiros, Marichell Chatman, sua filha de sete anos Marchad Chatman, e a tia Linda Chatman, sobreviveram ao ataque o namorado de Marichell, Richard Warren e seus dois sobrinhos. Nenhum sobrevivente reconheceu o homem como Kevin Keith, porém num rápido procedimento judicial, prenderam este cidadão afro-americano de 46 anos, que está no corredor da morte. Tendo marcado a sua execução para 15 de setembro de 2012. Terá uma audiência de clemência em 11 de agosto, mas ele continua afirmando que é inocente. Pelo jeito a pena de morte continua pegando os afros descendentes inocentes, sem qualquer prova. Limpeza etnica, ou racismo. A anmistia Internacional está neste caso.


Em 13 de fevereiro de 2005 - O secretário geral da ONU, Koffi Annam, solicitou em Zurique, a OTAN e a União Européia - UE, para intervir em Darfur -Sudan.


Em 13 de fevereiro de 2009 - O MST publicou um "Estudo sobre a questão agrária e a luta pela terra, em que aborda das lutas messiânicas ao combate ao agro-negócio". Texto escrito por José Ronaldo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog