sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ilê Aiyê homenageam aos negros do Sul brasileiro

 
Carnaval

Ilê Aiyê desfila em homenagem aos 'Negros do Sul'





Salvador - A cultura negra presente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estará no centro do desfile deste ano do Ilê Aiyê. O bloco afro adotou o tema “Negros do Sul. Lá Também Tem”, com o propósito de dar visibilidade a uma realidade pouco conhecida dos brasileiros: os estados do Sul não são sinônimos apenas da cultura branca e da imigração européia. A História comprova com fatos que os negros tiveram um papel marcante na construção da sociedade desses estados e hoje tem forte representatividade populacional.



No Paraná, por exemplo, vive uma população afrodescendente de cerca de três milhões de pessoas, o que corresponde a 27,4 por cento da população total do estado. Já no Rio Grande do Sul, é grande a presença de manifestações tipicamente negras, como os afoxés e os congados. O número de negros é também expressivo em Santa Catarina, apesar de ser quase inexistente o contato dessa população com os elementos mais autênticos de sua cultura.



Para o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, a ênfase dada pelo bloco à realidade sulista casa com o objetivo geral da própria entidade: “Vemos nesse tema uma maneira de os negros do Sul ganharem a visibilidade que merecem. Por isso mesmo, para nós do Ilê, o Carnaval de 2012 será especial e histórico”.



O tema em questão será explorado pelas músicas que embalarão o bloco, escolhidas em concurso, e também pelas fantasias dos associados. Além disso, um figurino especial foi criado pela estilista Dete Lima para vestir a Deusa do Ébano deste ano, Edvania Nascimento, que desfilará em carro alegórico representando os traços culturais presentes na realidade negra dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.













Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog