domingo, 12 de fevereiro de 2012

São José do Rio Preto-SP, realiza a sua 1a. Conferência sobre transparência e Controle Social

Foi realizada no dia 11 de fevereiro de 2012 em São José do Rio Preto-SP, a 1a. Conferência sobre Transparência e Controle Social, na Rua Floriano Peixoto, na sede da OBA, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, sendo que o Bispo D. Paulo Mendes Peixoto, fêz uma saudação a todos os presentes na abertura, entre as autoridades legislativas , que compuseram essa mesa, esteve saudando os conferencistas, o Deputado Estadual João Paulo Rillo-PT, e os vereadores Marcos Rillo-PT, que teve a sua efetiva participação durante a conferência, outros dois parlamentares municipais, foi Pedro Roberto-PSOL, e Dinho Ahlamar.

Essa primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - Consocial, deveria ter sido chamada pela Prefeitura Municipal, que até o presente não demonstrou interesse, por isto foi chamada, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

O tema desta conferência de 2012, foi "A sociedade no Acompanhamento e Controle da gestão pública". Teve quatro eixos norteadores, a) Promoção da Transparência Pública  e acesso à informação e dados públicos; b) a atuação dos conselhos de políticas públicas; c) mecanismos e controle sociais; d) diretrizes para prevenção e o controle a prevenção e o combate a corrupção.

Além das propostas, encaminhadas para a Conferência Estadual, os servidores públicos encaminhou um documento, que também deverá ser receido pelo Prefeito Municipal, que foi convidado mas não cmpareceu, assim como ao poder legislativo local. Portanto o trabalho deverá ser compartilhado num processo althusseriano de democracia. A cidade de São José do Rio Preto-SP, participará com 10 delegados na Estadual.

Todo o processo de democracia, que se constrói coletivamente, tendes a dar bons frutos, e entre as reivindicações da população local, ficou o desejo de cursos de capacitação das lideranças locais, assim como associações de bairros, visando serem multiplicadores de informações, para o bem comun.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog