domingo, 12 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 12 de maio

Evaristo da Veiga

Em 12 de maio de 1837 - Faleceu Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, livreiro, Membro da Academia Brasileira de Letras e autor da letra do Hino da Independência do Brasil.
Hermes da Fonseca
presidente do Brasil

Em 12 de maio de 1855 - Nasceu o General Hermes da Fonseca - O 8. presidente do Brasil - Um mandato marcado por Levantes na Esquadra e no Batalhão Naval. Intervenção Federal nos Estados sob a inspiração de Pinheiro Machado. Pertubações da Ordem em Salvador, Manaus, Recife, Revolta de Joazeiro no Ceará. Agitações em todo o país.
Em 12 de maio de 1883 - É fundada no Rio de Janeiro a Confederação Abolicionista, entidade de caráter nacional.
Em 12 de maio de 1925 - A Constituição das Repúblicas Socialistas Soviética é ratificada pelo Congresso da URSS.
Agnes Heller

Em 12 de maio de 1929 - Nascimento de Agnes Heller, húngara,  historiadora marxista, discípula de Lukács, professora de sociologia da Universidade Trobe - Austrália.
Em 12 de maio de 1943 - Houve a rendição do Afrika Korps na Tunísia, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 12 de maio de 1968 -  Foi realizada,uma greve geral de 24 horas e passeatas de 800 mil operários em apoio aos universitários de Paris.
Em 12 de maio de 1972 - Dois dispositivos explosivos foram detonados no quartel da polícia de Augsburgo e cinco policiais ficaram feridos e no mesmo dia uma bomba explodiu no estacionamento do Escritório Estadual de Investigações Criminais de Munique, e sessenta carros foram destruídos e a maioria das janelas dos prédios também. Com um comunicado n.2 da RAF, ela assumiu a responsabilidade pelos dois atentados em nome do Comando Tommy Weisbecker.



Em 12 de maio de 1976 - as nações islâmicas reuniram em Istambul - Turquia para discutir as questões palestinas e cipriotas.
Juan Fernández Krohn

Em 12 de maio de 1982 - O Padre espanhol de extrema direita Juan Fernández Krohn tentou assassinar o papa João Paulo II, com uma baioneta, no santuário de Fátima em Portugal.
Em 12 de maio de 1986 - Na Academia Brasileira de Letras, foi assinado o protocolo de unificação ortográfica da língua portuguesa, com representantes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
Partido Comunista do Nepal

Em 12 de maio de 1991 - As primeiras eleições multipartidárias em 32 anos, no Nepal dão a vitória aos comunistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog