segunda-feira, 13 de maio de 2013

MEC divulga edital do ENEM 2013, inscrições começam hoje dia 13/05/2013





ENSINO MÉDIO
MEC divulga edital do Enem 2013; inscrições começam no dia 13
Regras para a prova foram publicadas no dia (9) no Diário Oficial da União; redação terá correção mais rigorosa

São Paulo – Foi publicado hoje (9) no Diário Oficial da União (DOU) o edital com as diretrizes, procedimentos e prazos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação do edital foi feita pelo Instituto Nacionais de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão realizadas a partir de segunda-feira (13) às 10h e irá até o dia 27, às 23h59, no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35, que poderá ser pago através de boleto até o dia 29. A isenção do pagamento da taxa será concedida automaticamente ao participante que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição.

Para se inscrever, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Para confirmar sua inscrição, o aluno deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa, e guardar seu número e senha de inscrição através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao .

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o dia 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, desde que apresentem o número de inscrição e senha, ou CPF e senha no endereço eletrônico no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Prova
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. São quatro áreas do conhecimento que serão abordadas nas provas: Ciências Humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; e matemática.

As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília). O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver portanto documento deve apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fica proibido durante a prova, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis ou lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar e relógio.

Os pertences que não sejam a caneta azul de material transparente e o documento de identificação, deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

Redação
A correção das redações de 2013 será mais rigorosa. Frases desconectadas com o tema proposto inseridas deliberadamente farão com que a prova seja anulada. Erros gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos apenas como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

As providências foram tomadas como reação a casos que tomaram grandes proporções na última edição do Enem, como a inserção de receita de miojo ou do hino do Palmeiras por alunos. Estas redações receberam nota acima 500 (metade da nota máxima).

Este edital proíbe o “deboche”, e exige o domínio da norma culta para que o aluno receba nota máxima. A correção será feita por dois corretores. O MEC vai exigir uma justificativa de ambos para aceitar que uma redação que tenha erros de português receba nota máxima, e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

A nota final dos textos corresponderá à média aritmética das notas dadas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores - em uma escala de 0 a 1.000-, ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor.

Se a diferença entre as notas continuar muito grande, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Com Agências.

registrado em: enem edital mec 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog