segunda-feira, 11 de outubro de 2010

dia 11 de outubro na história

Em 11 de outubro de 1881 - nasceu o jurista Hans Kelsen em Praga no Império Austro-Hungaro, judeu, marxista, foi perseguido pelos nazistas.
Doutor Honoris causa na Universidade de Ultrecht. Teve inclusive de desfazer do passaporte tcheco, e converter ao catolicismo pra fugir do anti-semitismo.

Em 11 de outubro de 1842 - Karl Marx, assume a Gazeta Renana

Em 11 de outubro de 1890 - O Presiente Marehal Deodoro da Fonseca, instaura o Decreto Lei 487, em que todos os capoeiristas pego ou praticando jogos de capoeira seria desterrado para a Ilha Fernando de Noronha, por um período de 6(seis) meses. Durante década era proibido no Brasil a capoeira.Sendo que a sua liberação deu-se em 1930, quando mestre Bimba, mostra uma variação da Capoeira ao Presidente Getulio Vargas, que era a capoeira regional. E autoriza a prática.


Em 11 de outubro 1890 Criação da Justiça Federal, que marca o início do Regime Federativo, inspirado na Justiça americana. Os magistrados eram chamados de juizes de seção e juizes federais. A Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Federal, A Constituição de 1946 manteve a exclusão, da Justiça Federal de 1.grau, porém criou-se o Tribunal Federal de Recursos, que funcionava como segundo grau de jurisdição no tocante as causas que envolvia a União.
Embora a primeira instancia continuou sendo exercida pelos Juizes de Direito. A Justiça Federal foi restabelecida durante o Ato Institucional 2, no governo de Gal. Castelo Branco, em outubro de 1965.
Em 11 de outubro de 1890 - No Código Penal dos Estados Unidosdo Brasil, Decreto 847, estabelecia a imputabilidade penal plena, com caráter objetivo aos 14 anos de idade. Irresponsável seria o menor com até 9 anos de idade. Quando o menor de 14 e maior de nove era adotado o critério de biopsicologia alicerçado na idéia do discernimento, estabelecendo que o garoto ou garota deveria ser submetido a uma avaliação psicológica.

Em 11 de outubro de 2004 - Morreu o escritor Fernando Sabino, um dia antes de completar 81 anos.

Em 11 de outubro de 1891 -nasceu em Lisboa, Armando Augusto Freire, o Armandinho, músico,que inicou-se na música desde garoto com apenas 8 anos tocando o seu bandolim.

Em 11 de outubro de Nasceu no Rio de Janeiro o cantor e compositor Agenor de Oliveira, conhecido como Cartola. A musica brasileira com ele ganhou a genialidade e o encantamento.

Em 11 de outubro de 1933 - nasceu o compositor e cantor brasileiro João do Valle

Em 11 de outubro de 1905 - Foi lançada a primeira revista em quadrinho brasileiro, que circulou por cinquenta anos, conhecida por Tico-tico.
Em 10 de outubro de 1809 - Nasceu Francisco Antonio Pereira da Costa, em Lisboa. Iniciou seus estudos como farmaceutico e depois medicina, mas teve que abandonar devido as perseguições políticas. Formou-se como professor de minerologia e geologia e trabalhou na Escola Politécnica de Lisboa.

Em 10 de outubro de 1876 - Alfredo Cesar de Oliveira fundava o Diario de Noticiais de Madeira-PT

Em 11 de outubro de 1899 - Tivemos a segunda guerra dos boéres. Um confronto entre o Reino Unido e os fundadores das Repúblicas de Transvaal e Orange no norte da África do Sul. Tentativa da Coroa britânica em anexar duas regiões ricas em diamantes, ouro e ferro.

Em 11 de outubro de 1965 - O campos da Universidade de Brasilia foi invadido por tropas do exército e da Polícia. Num período conturbado da vida nacional.

Em 11 de outubro de 1936 - Nasceu Tom Zé, cantor e compositor brasileiro

Em 11 de outubro de 1957 - Nasceu Lobão, cantor , compositor e musico brasileiro.

Em 11 de outubro de 1976 - Nasceu  em Los Angeles, Emily Deschanel, atriz norte-americana
Em 11 de outubro de 1984 - Nasceu em Porto Alegre, Juliana Didone, atriz brasileira

Em 11 de outubro de 1996 - Morreu o cantor e compositor Renato Russo.

Em 11 de outubro de 1989 - nasceu a atriz Paula Schramm - na Alemanha
Em 11 de outubro de 1985 - nasceu a atiz norte americana , Michelle Tractenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog