domingo, 24 de outubro de 2010

dia 24 de outubro na história

Em 24 de outubro de 1936 - Instalação do Tribunal de Segurança Nacional
Criado pela Lei 244 de 11 de setembro de 1936
função julgamneto de crimes políticos
tido como inovação pelo estado Novo
Foram julgados,Caio Prado , Monteiro Lobato, Luis Carlos Prestes, Apolônio, Patriia Galvão.
Em 24 de outubro de 1970 - A Frente da Unidade Popular é eleita no Chile

Em 24 de outubro de 1975 - O jornalista Vladimir Herzog foi a sede do DOI-CODI em São Paulo para prestar esclarescimentos sobre a sua atividade política. Ele que era Diretor de Jornalismo da TV Cultura -São Paulo, filiado ao PCB. Herzog não saiu vivo do cárcere.

Eduardo Collen Leite (o Bacuri)

Em 24 de outubro de 1970, o tenente da PM Chiari informa a Bacuri que o jornal daquele dia noticiava a sua fuga.

O próprio Bacuri estava preso na solitária do fundão do DOPS-SP, e jamis sairia dali de sua cela, quando era simplesmente carregado para a sessão de torturas, pois já não tinha mais condição de locomover.
Bacuri nasceu em 24 de agosto de 1945, integrou o Polop (Politica Operária), incorporou ao Exercito na 7a. Cia de guarda e posteriormente ao Hospital do Exercito.
Em 1968 - Passou a integrar a VPR - Vanguarda Popular Revolucionária, retirou-se para fundar a Rede Democrática (REDE) Em seguida mudou para a ALN -Ação Libertadora Nacional
casado com Denise Crispin e hospedaram Ana Bursztyn, que acabou presa e denunciou o aparelho. Em seguida Denise foi presa e estava gravida de Bacuri, que ligou para o comandante do exército e  ameaçou-o, dai Bacuri também acaba sendo preso.

No dia 8 de dezembro de 1970 - Os jornais publicava a morte de Bacuri, em confronto com a polícia. O corpo entregue para a familia, tinha escoriações, cortes profundos, uma orelha decepada, queimaduras por todo o corpo, dentes arrancados, olho vazado." E disseram que foi morto em tiroteio com a polícia" nas imediações de São Sebastião (Litoral).

Em 24 de outubro de 1891 - Nasceu Rafael Leónidas Trujillo na província de San Cristobal, ditador que governou a República Dominicana, como se fosse fazenda sua.

Dia 24 de outubro de1924 - Nasceu Aziz Ab Saber, em São Luis do Paraitinga, geógrafo brasileiro.

Em 24 de outubro de 1911 - Nasceu Sonny Terry, conhecido como Saunders Terrell, em Greensboro na Carolina do Norte, músico perdeu a visão na juventude.

Em 24 de outubro de 1969 - Nasceu a atriz Adela Noriega na cidade do México.

Em 24 de outubro de 1932 - Nasceu Ziraldo Alves Pinto, o cartunista e escritor, criador do Menino Maluquinho, Saci Perere, entre outros personagem das histórias de quadrinho.

Em 24 de outubro de 1929 - Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, que também é conhecida como grande Depressão. Graças a crise de super produção e nada de vendas, que fizeram muitos empresários e investidores falirem e isto acompanhado de ações sem lastro no mercado e os bancos sem controle das mesma.
Em 24 de outubro de 1629 - Pedro Teixeira toma o Forte de Taurege ou Torrego. Mas a história registra que em junho de 1629, o capitão Pedro da Costa Favela parte de Belém do Pará com a missão de tomar ou render o Forte de Taurege (Torrego) construído pelos ingleses na margem esquerda do Rio Amazonas. Nada consegue e suspende as hostilidades, retirando-se para a aldeia de Mariocai. Este forte então é tomado em 24 de outubro por Pedro Teixeira, considerado a maior façanha do sertão.


Em 24 de outubro de 1945 - Nasceu oficialmente a ONU, que fora fundada em 26 de junho de 1945, na cidade de São Francisco -EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog