sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fato Histórico político e social


Em 21 de janeiro de 1931, na Aldeia Gorki, nos arredores de Moscovo, faleceu Vladimir Ilicth Ulianov, o LENIN, aos 54 anos incompletos. Sua morte foi recebida pelos trabalhadores do mundo todo, que choraram a perda do lider revolucionário bolchevique.

Em 21 de janeiro de 1926 - Em São Paulo é editada a Revista Proletária pelo PCB.

Em 21 de janeiro de 1927 -Sumário de culpa de deputados, entre eles Domingos Velasco, militante da ANL e membro do PCB

Em 21 de janeiro de 1937 - Imprensa diária noticia a audaciosa fuga do Presídio Maria Zélia.

Em 21 de janeiro de 1939 - É descoberto o petróleo em Lobato-BA

Em 21 de janeiro de 1960 - Os Estados Unidos da América, com avião lançou 4 (quatro) bombas de 50 kg. na zona urbana de Cojimar e Pegla, em Havana, e em 7 de fevereiro um avião queimou 1,15 milhões de toneladas de cana de açucar.Com isto a população representada por um conjunto de organizações sociais da nação cubana, decidem apresentar no Tribunal de Havana uma demanda contra os Estados Unidos da América por prejuizos cauados ao povo cubano.


Em 21 de janeiro de 1525 - Surgiu a primeira Igreja Anabatista, numa reunião que aconteceu na casa de Conrad Grebel, este foi batizado por Georg Blacourock. Grebel por sua vez batizou outros que estavam no local. Neste mesmo ano os anabatistas foram proibidos de continuar os seus cultos em Zurique, na Suiça onde iniciou -se o movimento. Os anabatistas se uniram aos camponeses e passaram a defender um princípio quase socialista sobretudo os que pertenciam a uma correten escatológica e pregavam a venda dos bens para ajudar os mais pobres.

Hoje dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa
Um dia de lembrar Gildásia dos Santos ou a Mãe Gilda de Abassá de Ogun.

Histórico: Em 21 de janeiro de 2000 - Faleceu a mãe Gilda, um dia após assinar a procuração para a abertura de um processo contra o Jornal "Folha Universal" da Igreja Universal do Reino de Deus, que estampoua a foto da mãe Gilda, teceu calunias infundadas contra os terreiros, e ao ver este jornal ela teve um princípio de enfarto, e em razão disto veio a falecer.

Os familiares liderados pela ialorixá e filha de mãe Gilda, entraram na Justiça e acabaram vencendo em todas as instâncias jurídicas.


Mãe Jacira de Abassa de Ogun - que inicou a Campanha Rompendo com a Intolerância.

No STF, A Igreja Universal foi condenada por danos morais, a pagar R$1,3 milhões de indenização.


Dr. Hédio da Silva Junior
Ogan e Advogado

Este eminente profissional foi o defensor do terreiro de Abassá de Ogun, e que foi o grande vitorioso, nesta questão jurídica.

A vereadora Olivia Santana de Salvador(PCdoB) foi a autora de um projeto de Lei que criou o Dia de Combate a Intolerância Religiosa, tendo a mãe Gilda como símbolo.
O deputado Daniel de Almeida (PC-doB) atrvés de um projeto de lei criou o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

E o presidente Luis Inácio Lula da Silva, através da Lei 11.635 de 27/12/2007, sancionou a Lei, na qual em todo o dia 21 de janeiro deve ser comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog