sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fatos Históricos artísticos e Literários

Obra de Pollock
Em 28 de janeiro de 1912 - Nasceu Jackson Pollock, em Cody-Wyoming-EUA. Estudou em Los Angeles e Nova Iorque. desenvolveu uma técnica de pintura criada por Max Ernest, dripping (gotejamento) na qual respingava a tinta sobre a tela, os pingos escorriam e formavam traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na natureza. Foi chamado o pai do impressionismo abstrato.

Em 28 de janeiro de 1985 - Aconteceu o USA for África, na ocasião Michel Jackson e Leonel Richie, escreveram "We are the Wold" como parte de um single produzido por Quicy Jones para arrecadar fundos e chamar à atenção do mundo em relação a fome na África.

Em 28 de janeiro de 1853 - Nasceu José Martir, escritor cubano, martir da Independência de Cuba. Foi jornalista, poeta, Doutor em Direitos e Letras pela Univesidade de saragoça, criador do Partido Revolucionário Cubano, e dirigiu o Jornal Grande Oriente Lusitano.

Em 28 de janeiro de 1958 - Nasceu a atriz Maite Proença

Em 28 de janeiro de 2010 - Morreu o escritor J.D Salinger, autor de "A espera do Centeio" ou Agulha no Palheiro como na primeira versão escrita em português. Hoje em 28 de janeiro de 2011 a Folha de São Paulo, trouxe uma matéria escrita por Vaguinaldo Marinheiro (Londres), que intitula "Correspondência revelam lado mais sociável de J.D. Salinger", em que ele disse que este autor foi uma das pessoas mais reclusas da literatura, fez enorme sucesso mais não daa entrevistas, mas nesta semana foi publicado um conjunto de cartas em que revela que Salinger gostava de hambúrguer e jogar Copa em cartas para os amigos. Este livro contrapõe ao livro de Joyce Maynard uma escritora que aos 18 anos teve um caso com Salinger, que afirmava uque ele só gostava de comidas naturais, e dizia da dificuldade de sexo entre eles. Mas essa história pode ser mentira, ou problemas pessoais entre os dois escritores (Joyce xSalinger).

Em 28 de janeiro de 2007 - O longa metragem norte-americano "Padre Nuestro" de Cristopher Zalla, conquistou o grande prêmio do juri do festival de Sudance, no Utah considerado a Meca do Cinema independente.

Em 28 de janeiro de 2007 - "Volver" de Pedro Almadôva recebeu o Prêmio Goya para Melhor Filme e Penélope Cruz para a melhor intérprete feminino.

Em 28 de janeiro de 2004 - Os prêmios Pen Clube Português de Ficção, Poesia Ensaio e Primeira obra, são entregue respectivamente a Mafalda Ivo Cruz "Os rapazes de Boticelli", João Rui de Souza "Obra Poética", Rui Estrada "O céu aberto ao senso comun", e Frederico Louença "Pode um desejo imenso".

Em 28 de janeiro de 1916 - Nasceu o escritor Virgílio Ferreira autor de "Manhã Submersa" natural de Melo-Gouveia -Portugal.

Em 28 de janeiro de 1924 - Morreu o escritor Teófilo Braga, poeta, ficcionista, filólogo, polígrafo,político militante republicano, professor, e primeiro presidente da República de Portugal.


Em 28 de janeiro de 1979 - Nasceu a atriz brasileira e humorista Samantha Schmultz


Em 28 de janeiro de 1983 - Nasceu Sandy Leah Lima, a cantora que desde menina, apresentava-se com o seu irmão, fazendo a dupla Sandy e Junior. Ela filha do cantor sertaneja Xororó, da dupla Chitãozinho e Xororó.

Em 28 de janeiro de 1968 - Nasceu a cantora candense Sarah Mclachlan(foto) acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog