sábado, 22 de janeiro de 2011

Fatos Históricos políticos e Sociais

Gastone Lucia Beltrão
Militante ALN

Em 22 de janeiro de 1972 - Deu-se notícia do fuzilamento da Militante da Ãção Libertadora Nacional, Gastone Lúcia Beltrão, pela equipe do delegado Fleury, quando ela reagiu a voz de prisão.
Era filha de João de Castro Beltrão e Zoraide Carvalho Beltrão. O assassinato foi na Avenida Luis de Vasconcelos Cambuci São Paulo
O seu laudo necroscópio, foi assinado pelos médicos legistas Isaac Abramovitch e Walter Sayeg, foi enterrada no Cemitério de Perus como indigente.
I) No relatório da aeronáutica ela morreu no endereço citado, Avenida Luis de Vasconcelos, onde teria trocado tiro com a polícia.
II) No arquivo da Polícia técnica sua morte foi na Rua Heitor Peixoto, esquina com a Rua Ingles de Souza. O correto é que o Estado executou-a.

Em 22 de janeiro de 1963 - O chanceler federal alemão Konrad Ademauer e o presidente francês Charles de Gaulle assinaram em Paris o Tratado de amizade franco-alemão.

Em 22 de janeiro de 1905 - Tivemos na Rússia uma manifestação pacífica do povo liderada pelos padres ortodôxos, que cantavam e saudavam o Czar, protestando contra a participação da Rússia na guerra contra o Japão. O czar Nicolau II, solicitou ao exército, que acabassem com aquele ato, e o resultado foi um massacre. Que na história conhecemos como o Domingo Sangrento.

Em 22 de janeiro de 1891 - Benjamim Constant Botelho Magalhães, morreu na extrema miséria em Jurujuba.

Em 22 de janeiro de 1961 - Ocorreu que paquete Santa Maria é tomado em oposição aos governos de Salazar e Franco. A chamada Operação Dulcinéia foi um código da Captura do Santa Maria, por um comando de galegos e portugueses, sob a chefia de Henrique Galvão e com a colaboração do General Humberto Delgado. O paquete rebatizado de Santa Liberdade. Esta ação foi do Diretório Revolucionário de Libertação -DRIL.

Em 22 de janeiro de 2007 - O governo federal do Brasil, anunciou o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.

Em 22 de janeiro de 1973 - nasceu o jogador de futebol Rogério Ceni, goleiro do São Paulo Futebol Club.

julgamento do estudante Sayed Perwiz Kombakhsh
Em 22 de janeiro de 2007 - Um tribunal afegão condenou Sayed Perwiz Kombakhsh, estudante de jornalismo de 23 anos, sem direito a defesa, sob a acusação de blasfémia e de dissiminar comentários difamados sobre o Islão.

Em 22 de janeiro de 1831, O escraavo Manoel Congo, foi capturado já ferido e posto durante 10 dias no frente da igreja Matriz de Vassouras, na Praça da Concórdia, onde foi condenado.Por fugir em rebelião e montar um quilombo.Manoel Congo era de propriedade de Manoel Vieira dos Anjos, da cidade de Vassouras-RJ, e esse proprietária tinha a fama de ser cruel no trato com os seus escravos inclusive houve denúncias da morte a paulada, dos seguintes escravos, Antonio Congo, João Cambinda, Antonio Angelo e Maria Conga. Denuncia que as autoridades como o juís Dr.José Pinheiro Werneck de Souza e o Promotor Lucidoro Francisco Xavier, tomaram conhecimento. Mas o fazendeiro foi considerado inocente no julgamento feito em 23/01/1838.

Em 22 de janeiro de 1797 - Nasceu em Vien, Dna Maria Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda de Habsburgo Lorena e Bragança, filha do sacro imperador romano-germânico Francisco II e a 1a. Imperiatriz do Brasil, com o seu casamento com o principe regente D.Pedro de Alcântara, o D. Pedro I. Ela que segundo consta morreu após um chute que teria levado de nosso imperador na barriga ela que estava grávida.Era o que contava algumas de nossas velhas professoras nas escolas no passado(não há comprovação científica, ou pelo menos não li nenhum trabalho de tese sobre isto). Hoje a Imperatriz dá nome a uma Escola de Samba no Brasil.

Em 22 de janeiro de 1808 - Chegava ao Brasil a família Real portuguesa, que veio com toda a corte fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiu Portugal.Existe um filme no Brasil, intitulado Carlota Joaquina, obra dirigida por Carla Camurati, que precisa ser assistida por todos os brasileiros e que conta essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog