quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Grécia quer mudança no plano de resgate

 
Grécia quer mudanças no plano de resgate






O governo da Grécia está buscando um pacote de resgate que dê ao país um alívio maior de suas dívidas do que o acordo estabelecido pela cúpula da zona do euro em 21 de julho, afirmou hoje Elias Mossialos, porta-voz do primeiro-ministro George Papandreou. Nessa data foi estabelecida a ampliação da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) e o segundo pacote de resgate para os gregos.





Entretanto, Mossialos afirmou que o governo grego só aprovaria um acordo que tivesse ampla aceitação do mercado. "A Grécia quer melhorias no acordo de 21 de julho, desde que o mercado e outros acionistas estejam de acordo com tais mudanças", afirmou.





O porta-voz, que deu uma entrevista após uma reunião de Papandreou com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que "tal solução pode incluir uma extensão do vencimento e uma redução dos pagamentos de juros".





Em um breve comentário, Papandreou disse que uma reunião de cúpula da zona do euro, que será realizada no dia 23 de outubro, precisa encontrar uma solução abrangente para a crise da dívida e que impulsionar o poder de fogo da EFSF é parte essencial de tal solução.





Ajuda





A Grécia deve receber a próxima parcela do primeiro pacote internacional de resgate nos próximos dez dias, e a última rodada dos testes de estresse com os bancos europeus também deve ser concluída em breve, segundo autoridades da União Europeia.





A comissão de inspetores internacionais que avalia as medidas de austeridade implementadas pela Grécia - formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) - concluiu sua avaliação na terça-feira.





Agora os líderes europeus estão apenas esperando pelo relatório da comissão, que deve recomendar a liberação da parcela de 8 bilhões de euros. "Eu acredito que o desembolso deve acontecer nos próximos dez dias", disse uma autoridade, que preferiu não se identificar. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog