quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pesquisa com girinos traz pesquisador americano na Unesp/Ibilce













Pesquisa brasileira sobre girinos atrai estudioso americano a Rio Preto



Laboratório da Unesp é utilizado para filmagem da biomecânica da alimentação em diferentes espécies



O pesquisador Matthew Venesky, da University of South Florida, dos Estados Unidos, realiza filmagens, em alta velocidade (high speed), em um experimento com girinos no Laboratório de Ecologia Animal do Ibilce. Seu objetivo é analisar comparativamente a biomecânica da alimentação entre espécies brasileiras e americanas, isto é, a forma como as larvas de sapos e rãs obtêm o alimento.



A vinda do pesquisador atraiu para Rio Preto estudiosos de diversas universidades brasileiras, como Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Goiânia (UFG). “Queremos aprender as técnicas para filmagem com câmera de alta velocidade para que também possamos fazer esse tipo de análise”, afirma a docente da UFMA Gilda Andrade.



O interesse de Venesky em vir para Rio Preto surgiu quando ele leu um artigo publicado pela professora Denise Rossa-Feres na revista científica Behavioral Ecology. “Ela falava sobre saltos de girinos, o que me instigou e interessou muito, já que os girinos das espécies de sapos americanos não fazem isso”, relata. Após várias conversas por e-mail, Denise, que é a coordenadora de um grande projeto entre universidades brasileiras, intitulado “Sisbiota: Girinos do Brasil”, convidou Venesky para realizar esse trabalho na Unesp. “Para nós, que há um ano estudamos o padrão de distribuição de girinos em diversos biomas brasileiros, a pesquisa de Venesky só veio somar, trazendo a perspectiva da análise da biomecânica da alimentação”, avalia Denise.



Durante sua estadia, o pesquisador vai captar imagens de girinos de 13 espécies de rãs e pererecas brasileiros se alimentando. Na quarta-feira (08/02), viaja para o Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, no litoral paulista, para enfim conhecer os girinos semiterrestres – aqueles que saltam. “É a primeira vez que venho ao Brasil, o que é a realização de um desejo antigo, já que este é o país que mais possui espécies de sapos – enquanto nos Estados Unidos temos cem, aqui há mais de 800”, destaca. Para Denise, este é o início de uma importante parceria: “Na terça-feira, Venesky vai ministrar uma palestra para pesquisadores. Além disso, já rascunhamos três projetos para desenvolvermos juntos. Esse será um importante passo para a internacionalização da Unesp”. O docente Fausto Nomura, da UFG, que também faz parte do projeto, destaca: “Essa é uma prova de que aqui se faz pesquisa de qualidade”.



Projeto brasileiro

Iniciado em janeiro de 2011, o projeto “Sisbiota: Girinos do Brasil”, coordenado pela professora Denise, reúne pesquisadores de diferentes universidades com o intuito de criar um guia de identificação de girinos – o que ainda não existe em detalhe na literatura científica nessa escala espacial – e analisar como os girinos brasileiros se distribuem em seis biomas, ou seja, em conjuntos de diferentes ecossistemas. “O guia é necessário para ajudar os pesquisadores na identificação das espécies. Conhecer o padrão de distribuição dos girinos nos biomas, por sua vez, nos permitirá atuar na conservação desses animais, já que saberemos como as pressões ecológicas, como as relacionadas a predadores e à qualidade da água, os afeta”, explica Denise.



Financiado por meio de um convênio entre Fapesp, Capes e CNPq, o projeto tem previsão para ser finalizado em dois anos.



Ligya Aliberti



























































IBILCE - São José do Rio Preto Home Portal UNESP





Política de Privacidade Política de Serviço



UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Campus de São José do Rio Preto



Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:

Assessoria de Informática - Grupo de Tecnologia da Informação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog