quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Violência no futebo egípcio



O governo do Egito confirmou que 74 pessoas morreram, entre elas um policial, e outras 248 ficaram feridas nos distúrbios após um jogo de futebol do Campeonato Egípcio no estádio de Port Said (nordeste do país). Torcedores do Al-Masri invadiram o campo depois da vitória por 3 a 1 sobre o Al-Ahly, causando uma enorme confusão dentro do gramado.



Em comunicado, o Ministério do Interior local, Mohammed Ibrahim, explicou que, até o momento, 47 pessoas foram detidas pelos enfrentamentos entre os torcedores das equipes. O incidente forçou a paralisação do campeonato.



Já à televisão pública, o ministro disse que a polícia ainda está realizando prisões devido ao incidente, que começou após torcedores do Al-Masry invadiram o campo depois da vitória da equipe local e agrediram jogadores do time visitante.



Segundo testemunhas, o elenco do Al-Ahly, que conta com o brasileiro Fábio Júnior (ex-Flamengo, Internacional, Vasco e Ceará), deixou a cidade de Por Said em direção ao Cairo em helicópteros do exército, que foram enviados pela Junta Militar que governa o país. O time temia sofrer novos ataques caso viajasse em ônibus.



Ibrahim afirmou que havia 13 mil espectadores no estádio e 20 brigadas da tropa antichoque da polícia estavam encarregadas de manter a segurança. "Apesar dos preparativos policiais antes da partida, houve uma escalada da violência quase proposital por uma parte do público. Os serviços de segurança agiram com sabedoria diante disso para levar o jogo adiante", disse o comunicado do Ministério do Interior.



O governo critica a "insistência proposital de alguns grupos de hooligans em cometer agressões injustificadas e criar um estado de caos" com a invasão final do campo.



O ministério finalizou o comunicado informando que já tinha advertido várias vezes sobre a propagação da violência nos estádios de futebol do Egito. Em declarações à televisão egípcia, Ibrahim afirmou ter se reunido com os presidentes dos principais clubes, com a Federação do Futebol Egípcio e com as torcidas organizadas para conter os torcedores radicais.



O Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, que controla quase metade do Parlamento egípcio, acusou os partidários do antigo regime de Hosni Mubarak pela tragédia desta quarta.





EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog