quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 1 de maio

Em 01 de maio de 1707 - Constitui-se a União da Inglaterra com a Escócia sob o nome de Grã Bretanha.


Em 01 de maio de 1886 - Em Chicago - Estados Unidos da América, sucedem-se uma série de conflitos laborais que culminam numa greve que ficou conhecida como a greve dos três oito. Oito horas pra trabalhar, oito horas pra descansar, oito horas pra estudar. Essa data passou a ser assinalada, como o "Dia Internacional de Trabalho."
Em 01 de maio de 1925 - Começou a circular o jornal "A classe Operária" do PCB, com tiragem de 5 mil exemplares. Fundação da Primeira Central Sindical.
Em 01 de maio de 1929 - Grande Comício promovido pelo PCB Partido Comunista Brasileiro na Praça Mauá, no Rio de Janeiro reuniu 60 mil pessoas, quase 10% da população da cidade, gritando palavras de ordens "Viva 1.de maio", Viva Lênin", Viva Russa.
Em 01 de maio de 1931 - O primeiro Manifesto do Partido Comunista da Venezuela.
Em 01 de maio de 1950 - A operária e militante do PCB Angelina Gonçalves, foi assassinada pela polícia do Rio de Janeiro, durante a manifestação da Campanha "O Petróleo é nosso".
Roberto de Abreu Sodré
Em 1 de maio de 1968 - O governador do Estado de São Paulo, foi expulso do palanque na Praça da Sé, quando da comemoração do Dia do Trabalho.
Olavo Eansen
Em 01 de maio de 1970 - Olavo Eansen foi detido pelo Deops São Paulo, durante aas comemorações sindicais realizada no Estadio Maria Zélia nesta capital, juntamente com mais 18 pessoas. E no dia 9 de maio de 1970, o seu corpo foi entregue num caixão lacrado, pelo Estado brasileiro, que prendeu e torturou-o e mesmo com testemunha vendo sua prisão, a história oficial, dise que este corpo foi encontrado próximo ao Museu Ipiranga. Hoje já sabe-se que o seu principal torturador foi o delegado Josecyr Cuoco.
Ailton Senna



Em 01 de maio de 1994 - Faleceu o tricampeão mundial de Formula 1, o brasileiro Airton Senna, no Circuíto de Ímola na Itália, quando disputava o Grande Premio.
Evo Morales


Em 01 de maio de 2006 - Evo Morales presidente da Bolívia nacionaliza a industria Petrolífera e ocupam a Petrobrás instalada na Bolívia.

Em 01 de maio de 2004 - Em São José do Rio Preto-SP, faleceu a escritora Dinorath do Valle. Jornalista, escritora, professora e antiga Coordenadora da Apeoesp, no município,  e Diretora da Casa de Cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog