sexta-feira, 10 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 10 de maio

Fred Astaire


Em 10 de maio de 1899 - Nasceu o ator e bailarino norte americano Fred Astaire
Siqueira Campos
Em 10 de maio de 1930 - Faleceu Antonio Siqueira Campos, tenente, grande patriota e lutador pelas causas do povo brasileiro.
Em 10 de maio de 1933 - Na Alemanha nazista por ordem de Adolfo Hitler são queimados livros em praça pública.
Em 10 de maio de 1940 - Hitler ordena invasão dos Países Baixo. O Primeiro Ministro da Inglaterra Chamberlain é forçado a renunciar, pois foi responsável pela contemporização com as agressões alemãs achando que a tolerância a pequena transgressão poderia manter a Alemanha como fiel aliada contra a URSS. Churchill entra com uma posição firme e dura, ainda que custa do sacrifício imposto aos ingleses tornando - se histórico e firme mensagem.
Em 10 de maio de 1940 - Winston Churchill se tornou o primeiro ministro do Reino Unido.
1. Escalão da FEB
Em 10 de maio de 1944 - É constituído o Primeiro Escalão da Força Expedicionária Brasileira - FEB.
Catulo da Paixão Cearense


Em 10 de maio de 1946 - Faleceu Catulo da Paixão Cearense, compositor, músico e escritor brasileiro.
Manifestação estudantis em Paris


Em 10 de maio de 1968 - Em Paris no bairro latino (Quantier Latin) alguns milhares de estudantes iniciaram ao fim de um dia uma marcha de protesto contra as prisões de vários estudantes pertencentes ao grupo Enragés, da Universidade de Naterre. Pelas ruas do grafite é proibido Proibir, que prenunciava uma das mais importantes sentenças comunas que estava pra nascer.
Em 10 de maio de 1970 - o capitão Mendes, como ficou conhecido Alberto Mendes Junior, participou do cerco militar a um grupo de combatentes da Vanguarda Popular Revolucionária - VPR, que realizava treinamentos de guerrilha no Vale do Ribeira em São Paulo. Foi responsável pela localização e prisão de 2 guerrilheiro e trabalhou ativamente pra localizar Carlos Lamarca. Foi quando o capitão Mendes acabou sendo alvejado e veio a falecer.
Em 10 de maio de 1970 - Em Osasco a equipe de Agentes do CODI/DOI, chefiado pelo capitão Mauricio Lopes Lima invade uma residência e metralha sanguinariamente os militantes revolucionários brasileiros, Antonio dos Tres Rios de Oliveira e Alceri Maria Gomes da Silva.
Antonio dos Três Rios de Oliveira
Alceri Maria Gomes da Silva
Em 10 de maio de 1970 - Antonio dos Três Rios de Oliveira, universitário paraense, membro da Ação Libertadora Nacional - ALN . Diz que foi preso metralhada mas até hoje ninguém sabe ninguém viu.

Alceri Maria Gomes da Silva - operária metalúrgica do Rio Grande do Sul e integrante da Vanguarda Popular Revolucionária - VPR.
Roque Dalton



Em 10 de maio de 1975 - Foi assassinado injustamente Roque Dalton, eminente poeta revolucionário de El Salvador.
François Mitterrand


Em 10 de maio de 1981 - François Mitterrand é eleitopresidente da França.
Padre Jósimo Tavares



Em 10 de maio de 1986 - Foi assassinado o padre Jósimo Tavares em Imperatriz no Maranhão, que lutava pelo movimento dos trabalhadores pela terra e contra os latifundiários.Morreu assassinado a mando dos fazendeiros.


Em 10 de maio de 2012 - O movimento cineclubista internacional celebrou o Dia Internacional do Público. data essa que simboliza o episódio da Revolta do Astor Place ocorrido em 1849 em Nova York.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog