quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Educação


Herman Voorwald
Secretário da Educação do Estado de São Paulo


O novo secretário da Educação, anunciou ontem a criação das avaliações semestrais dos estudantes da rede estadual para identificar as reais necessidades de uma recuperação. E esse é um passo pra iniciar a alteraçãono projeto de progressão continuada, bem critiada inclusive pelos docentes que trabalham na rede.

O Secretario informou que a mudança no ensino fundamental estão em análise e serão discutidas com os professores antes da implementação o que deverá ocorrer em 2012.

Com o governador o secretário falou dos ciclos que era de quatro em quatro anos, porém com 9 anos hoje no ensino fundamental temos um ciclo de cinco anos o que é muito longo. Alckimin admite discutir com a rede três ciclos. Assim como o governo também que ouvir os professores sobre os exames dos docentes implementados por José Serra.

No ensino Infantil, o secretário vai discutir com as prefeituras parcerias até pra construções de unidades infantis e creches.


Provas para docentes - O exame para selecionar professor temporário teve perguntas com erros de elaboração. mas o secretario informa que os erros não invalidam a prova.

A Prova teve 80 questões, e 40 é o numero de acertos necessários, das questões aplicadas 16 foram canceladas na prova de psicologia, 13 é o número de questões canceladas na prova de educaçãofísica,116 mil professores fizeram a prova. Os professores temporários escolherão  as aulas que sobrarem após a escolha dos efetivos.

Em junho de 2011 - A Secretaria da Educação vai chamar os candidatos remanescentes do concurso que vai prencher 10083 vagas de PEBII - Professor de Educação básica.Os cargos já estão criados e somente espera que a remoção de docentes termine, em março, para fazer um balanço das vagas que vão sobrar.

O salário do Peb II é R$1.834,15 mas está prometido um reajuste em de R$11 reais aproximadamente, para 40 aulas semanais.

O concurso foi aberto em janeiro do ano passado e teve mais de 261 mil inscritos. Desses 12.044 foram chamados para realizar o curso de formação de docentes, que se tornou etapa obrigatória em todas as seleções públicas da rede estadual de Educação a partir deste concurso.

O projeto de lei que estabelece aumento por mérito no salário dos professores da rede , foi aprovado em outubro de 2009 e prevê reajuste de até 25% a cada três anos para té 20% dos docentes qualificados.




Tela da Reflexão


Esse processo de avaliação e recebimento meritório, está no programa do governo do Estado, mas também no âmbito federal, o projeto é o mesmo.

Mas o que temos comonovidade e isto nós podemos visualizar nas falas dos docentes, do ensino superior que estiveram palestrando no Congresso da Apeoesp, que essa questão da avaliação ela virá em todos os níveis para o profissional da educação, além das instituições de ensino, ou seja da pré escola até a pós graduação e esse é um programa dos financiadores internacionais de educação, é a chamada busca da competitividade.

O instrumento que os sindicatos e as organizações que compõem a classe dos trabalhadores em educação, deve ser um plano de luta, que não defendam governos, ou ideologias governamentais, mas sim a liberdade de todos os profissionais em estar discutindo a sua vida funcional e salários, com ampla liberdade.



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog