quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Notas afros religiosas


Hoje dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião pela Igreja Católica, para os cultos afros da Umbanda dia de Oxossi, que também escreve-se Òsósi. É o orixá caçador,o símbolo do poder, que juntamente com Osain é responsáveis pela coletas das ervas sagradas. Cuja a saldação é Okè (significa aquele que grita), e Odè é o nome primitivo de Oxossi, conforme cultuado nos Xangos de Pernambuco, onde é cultuado pelo sicretismo como São Miguel.Em outros Estados como São Sebastião. E no sincretismo há uma ligação com a história do Brasil, o Oxossi tornou-se a linha indígena dos cultos da Umbanda, é preciso observar, que nesta data tivemos a hectombe da Fé e a matança de toda a tribo termininos, assim como o fato do índio Manemuaçu irmão do Araribóia, que foi segundo os registros da Igreja católica o primeiro indígena, a ser batizado em 20 de janeiro de 1558, tendo recebido o nome de Sebastião Lemos, e casado nos preceitos católicos. E que sofreu um desaparecimento, segundo os ufólogos sequestrados por seres estranhos aos humanos. Mas tudo isto e que reforça o culto da Umbanda, que nasceu no Brasil, e afro-descendente (mestiça) e não africana.

Amanhã havera a III - Marcha Estadual Contra a Intolerância Religiosa do Estado do Rio Grande do Sul.Iniciando as 18:horas
Em Porto Alegre, Largo Glênio Peres, localizado na Avenida Borges de Medeiros n.100.Informação que veio de José Antonio dos Santos da Silva.

Informação da Casa Axé Ilê Iji Omin Toloyá, -Consta que essa Casa religiosa, localizada na região de Salvador em Areias, Camaçari. teve a visita incômoda de um representante evangélico, no Reveillon de 2011, portanto a vinte dias atrás, que invadiu o local, destruiu os artefatos religiosos quebrou uma máquina de lavar, um veiculo gol, tendo o babalorixá Sr. José Livramento que chamar a Polícia que deteve o indivíduo, que gritava que estaria vindo salvar as pessoas do inimigo.

Nos da Tela da Reflexão - respeitamos todas as crenças, mas algumas instituições precisam tomar cuidado com o fanatismo e com os problemas dos transtornos mentais muito comuns em nossos dias. E em cada ambiente religioso, deveria manter a contratação de um psicólogo, ou a orientação de um profissional nesta área. Há pessoas que apegam-se na religião como uma muleta, de salvação e isto é enormente perigoso.Como diria Karl Marx "A religião é o ópio do Povo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog