Na China, os homens estão geralmente sujeitos a três sistemas de autoridade (autoridade política, autoridade do clã e autoridade religiosa)....Com respeito às mulheres, além de estarem submetidas a esses três sistemas de autoridade, elas se encontram ainda sujeitas aos homens (autoridade do marido). Essas quatro formas de autoridade - política, clânica, religiosa e marital - encarnam o conjunto de ideologia e sistema feudo patriarcal, e constituem as quatros cordas grossas que amarram o povo chinês, em especial os camponeses. Mais acima descreveu-se já como os camponeses derrubaram, no campo, a autoridade política dos senhores de terras, a qual constituía a espinha dorsal de todos os outros sistemas de autoridade. Derrubada essa autoridade, autoridade clânica, a autoridade religiosa e a autoridade marital começam a oscilar. ...Entre os camponeses pobres, autoridade marital foi sempre mais débil, pois as mulheres eram obrigadas, por necessidade econômica, a realizar mais trabalho físico do que as mulheres pertencentes à classes ricas, tendo portanto mais direito à palavra e maior poder de decisão quanto aos problemas familiares. Nos últimos anos, com a ruína crescente da economia rural, as bases da dominação dos homens sobre as mulheres ficaram minadas. Recentemente, com o surgir do movimento camponês, em muitas localidades as mulheres começaram a organizar-se em associações rurais; chegou para elas o momento de levantarem a cabeça, e a autoridade marital oscila cada dia mais. Numa palavra, o conjunto da ideologia e sistema feudal-patriarcal está sofrendo um abalo com o crescimento do poder camponês.
"Relatório sobre uma investigação feita em Human a propósito do movimento camponês"
Março de 1927
Mao Tse Tung
"O Livro Vermelho e as citações do comandante"
China
"Relatório sobre uma investigação feita em Human a propósito do movimento camponês"
Março de 1927
Mao Tse Tung
"O Livro Vermelho e as citações do comandante"
China
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