sábado, 16 de março de 2013

Fatos Históricos Importantes do dia 16 de março


Em 16 de março de 1913 - Manifestações no Rio de Janeiro em protesto contra a carestia e a deportação de sindicalistas traz às ruas 10 mil pessoas.

Augusto Boal

Em 16 de março de 1931 - Nasceo o teatrólogo brasileiro Augusto Boal (falecido em 2009)
Eneida Villa Boas Costa de Moraes
Armanda Álvaro Alberto
Maria Moraes Werneck de Castros
Em 16 de março de 1937 Sumário de culpa de Eneida de Moraes, Armanda Alvaro Alberto, Maria Moraes Werneck de Castro juntamente com a militante Valentina da Costa, essas comunistas, passam a ser perseguidas pelo "Estado Novo" período ditatorial de Getúlio Vargas.
Em 16 de março de 1939 - Adolpho Hitler proclamou que a Checoslováquia deixou de existir.

Robert Gueí


Em 16 de março de 1941 - Nasceu Robert Gueí, Chefe militar e presidente da Costa do Marfim (falecido em 2002).

Joaquim Claudio Carneiro Mello Junior
Conhecido como cantor e músico brasileiro Branco Mello da Banda - Titãs
Em 16 de março de 1962 - Nasceu o músico e cantor Branco Mello - da Banda Titãs
Alexandre Vannucchi Leme
Em 16 de março de 1973 - Foi preso Alexandre Vannucchi Leme, estudante de geologia da USP, que lutava pelos Direitos Humanos em Solidariedade aos presos políticos e na Denúncia contra a Ditadura fascista que esmagava os direitos do povo brasileiro. A prisão se deu quando passou a ser representante oficial dos alunos de sua faculdade junto a Congregação Administrativa da Geociência sob a suspeita de ser militante da Ação Libertadora Nacional. Preso pela Operação Bandeirantes, onde foi bárbaramente torturado e veio a falecer em consequência disto em 23 de março de 1973. E enterrado no Cemitério de Perus como indigente. No dia 15 de março de 2013 - O Estado Brasileiro redime-se e reconhece que assassinou-o, e entrega a família o seu atestado de óbito.
David Capistrano
Em 16 de março de 1973 - David Capistrano, comunista de 61 anos de idade, ex-deputado estadual, ex-combatente da guerra civil espanhola, foi preso pelo DOI CODI, juntamente com o corretor de imóveis José Roman, ambos foram torturados. Mas David Capistrano, acabou sendo assassinado pela repressão no Brasil.
Em 16 de março de 1984 - O presidente de Moçambique Samora Machel e o primeiro ministro da África do Sul Pieter Botha, assinam o Tratado de não agressão e boa vizinhança aos dois países, sendo conhecido como Acordo Nkomati.
Papa João Paulo II


Em 16 de março de 1998 - O papa João Paulo II pede desculpa pela omissão e o silêncio de alguns católicos durante o Holocausto.
Prof Aziz Nacib Ab'Saber
Em 16 de março de 2012 - Faleceu Aziz Nacib Ab'Saber,  geógrafo,geólogo, ecólogo e professor da USP-Universidade de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog