domingo, 17 de março de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 17 de março

A obra
o autor
Silvio Gesell
Em 17 de março de 1862 - Nasceu o escritor Silvio Gesel,alemão, ativista social, anarquista,economista, teórico fundador da economia livre.
Margareth Bondfield
Em 17 de março de 1873 - A feminista Margareth Bondifield, membro do Partido Trabalhista britânico, foi Ministra do Trabalho na Inglaterra, faleceu em junho de 1953.
Severino Di Giovanni
Em 17 de março de 1901 - Nasceu Severino Di Giovanni, militante anarquista italiano, que ficou muito tempo radicado na Argentina. Com ações direta contra o Estado autoritário.
Albert Einstein
Em 17 de março de 1905 - Albert Einstein enviou a Revista Analen der Physik o primeiro de seus revolucionários artigos sobre a Física.

Johan Most
Em 17 de março de 1906 - Faleceu o comunista Johan Most, chamado também de anarquista e propagandista alemão, mas viveu boa parte da sua vida escrevendo livros e jornais nos Estados Unidos da América.

A obra

O autor
Em 17 de março de 1912 - Nasceu Edmar Morel, jornalista e escritor brasileira, que trabalhou no Jornal O Globo e na Revista O Cruzeiro.
Em 17 de março de 1912 - Nasceu Bayard Rustin, ativista pelos direitos civis dos afros americanos, foi um dos organizadores da Marcha sobre Washington pelo trabalho e pela liberdade. E em 1963 foi Conselheiro de Martin Luther King. Era Gay e defendia também os direitos de Gays e Lésbicas.
Nat King Cole


Em 17 de março de 1909 - Nasceu o cantor  norte americano Nat King Cole
Francisco Franco e Antonio Salazar
Em 17 de março de 1939 - É assinado o Pacto Ibérico entre o Francisco Franco pela Espanha e Antonio Salazar por Portugal. Ambos com ideologias totalitárias de extrema direita.
Michel Foucault
Em 17 de março de 1976 - No final de 12 aulas, conta Michel que ele teve de enfrentar a forma problemática, o componente racial e também racista das diversas formas de socialismo francês do Século XIX, incluindo aquelas fourianas e anarquistas até o caso Dreyfus, incluindo a Comuna. E assim ele escreve um dos capítulos de seu livro "vigiar e punir" ligado a política da ilegalidade delinquencial na segunda metade do século XIX.
Brittany Daniel



Em 17 de março de 1976 - Nasceu a atriz norte-americana Brittany Daniel
Reina Matsushima


Em 17 de março de 1987 - Nasceu a atriz japonesa Reina Matsushima
foto de Sebastião Salgado - Zaire 
foto de Sebastião Salgado
Sebastião Salgado
Em 17 de março de 2004 - Inicia-se pelo mundo a exposição de fotos do fotográfo Sebastião Salgado chamada de Êxodo, em que mostram os refugiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog