quarta-feira, 27 de março de 2013

O povo sarauí enfrenta todo o tipo de violações de Direitos Humanos




Saara Ocidental
Dirigente diz que paciência do povo do Saara Ocidental "atingiu o limite"

Mulay Bibatt

 Argel - O Presidente do Conselho Consultivo do Saara Ocidental, Mulay Bibatt, disse hoje ao enviado especial das Nações Unidas
que "a paciência dos sarauís atingiu o limite", segundo avançou a agência de notícias local.
 
"A paciência do povo sarauí chegou ao seu limite e as violações dos direitos humanos e a usurpação de terras não podem mais ser toleradas", afirmou o mesmo responsável, durante um encontro com o enviado da ONU ao Saara Ocidental, Christopher Ross, que decorreu num campo de refugiados de Tinduf.

 
Mulay Bibatt acrescentou que o povo não consegue já conter as "consequências eventuais" que podem surgir dessa situação, caraterizada pela acumulação de quase 40 anos "de luta e sofrimento."

 
"Esta situação tornou-se insustentável e pode representar inclusivamente uma ameaça para a paz e para a estabilidade em toda a região", disse o responsável sarauí, segundo uma agência de notícias local.

 
Já o primeiro-ministro, Abdelkader Taleb Omar, disse aos jornalistas, após um encontro com o enviado da ONU, que as Nações Unidas devem tomar medidas mais enérgicas para a solução definitiva do conflito.

 
"Perdeu-se demasiado tempo e os sarauís já não podem suportar tantas violações dos direitos humanos", afirmou.

 
O enviado Christopher Ross chegou na segunda-feira aos campos de refugiados de Tinduf, numa visita para tentar acabar com a situação local e durante a qual se vai reunir com o Presidente da República Árabe Sarauí Democrática.

 
Ex-colónia espanhola, a região do Saara Ocidental foi ocupada em 1975 por Marrocos, que rejeita realizar um referendo à auto-determinação do território, reivindicado pela Frente Polisário, grupo sarauí apoiado pela Argélia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog