segunda-feira, 25 de março de 2013

Rebeldes tomam capital da República Centro-Africana



Michel Djotódia
proclamou-se presidente

Rebeldes tomam capital da República Centro-Africana e presidente foge


(Reuters) - Rebeldes na República Centro-Africana assumiram o controle da capital Bangui após intenso combate neste domingo, forçando o presidente François Bozizé a fugir e aumentando o temor de instabilidade no coração da África.

Pelo menos nove soldados sul-africanos foram mortos em confrontos com os rebeldes, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters, representando um golpe à tentativa da África do Sul de estabilizar a caótica nação e afirmar a sua influência na região.

A coalizão rebelde Seleka retomou os ataques nesta semana na ex-colônia francesa e rapidamente se dirigiu o sul em direção a Bangui com o objetivo de derrubar Bozizé, a quem acusa de ter rompido um acordo de paz firmado em janeiro que estipulava a integração dos combatentes ao Exército.

"O palácio acabou de cair. Nós tomamos o palácio", afirmou o porta-voz da Seleka, Eric Massi, à Reuters por telefone, de Paris.

Funcionários de alto escalão do governo confirmaram que os rebeldes tomaram a cidade de mais de 600.000 pessoas que fica às margens do rio Oubangi, fronteira com a República Democrática do Congo. Moradores relataram saques de casas e empresas.

A violência é a mais recente de uma série de incursões, conflitos e golpes de rebeldes que têm assolado o país, que possui ricas jazidas de ouro, diamantes e urânio, desde a sua independência da França em 1960.

A República Centro-Africana é uma nação sem saída para o mar, tem fronteiras extensas e desprotegidas e há mais de uma década enfrenta rebeliões no meio rural. O avanço rebelde é mais um fator de instabilidade no centro da África.

O paradeiro de Bozizé, que tomou o poder em um golpe militar em 2003 apoiado pelo vizinho Chade, era incerto. Um assessor do presidente disse que ele tinha atravessado o rio para o Congo na manhã deste domingo, enquanto as forças rebeldes se dirigiam para o palácio presidencial.

O chanceler francês, Laurent Fabius, confirmou que Bozizé havia fugido de Bangui, mas não deu detalhes sobre o seu destino. Ele apelou para que 1.200 cidadãos franceses no país mantenham a calma e fiquem em suas casas.   Continuação...



A Thomson Reuters é a maior agência internacional de notícias e multimídia do mundo, fornecendo notícias do mundo, investimentos, negócios, tecnologia, manchetes, pequenos negócios, alertas, finanças pessoais, mercados acionários e informações de fundos mútuos disponíveis através do Reuters.com, pelo celular, de vídeos e de plataformas interativas de televisão. Os jornalistas da Thomson Reuters estão sujeitos ao Editorial Handbook, que exige apresentação justa e divulgação de interesses relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog