domingo, 31 de janeiro de 2010

Apelo de Ricardo Alarcon

O presidente do parlamento cubano Sr Ricardo Alárcon (foto), pediu neste sábado dia 30 de janeiro ao presidente norte-americano Sr. Barack Obama, gestos concretos mais significativos que a retórica de bons modos para reparar as relações entre os dois países que se enfrentam politicamente a mais de meio século.

Ao encerrar um encontro entre autoridades e cubanos emigrados, Alarcón afirmou que " a retórica e os bons modos não basta para ocultar os feitos que provam que pouco mudou no imperio (Estados Unidos) nos últimos anos.

Alarcón exigu que Obama libere imediatamente e sem condições Antonio Guereiro, Fernando Gonzáles, Geraldo Hernándes, Ramon Labañino e Rene Gonzáles detidos em Miami e considerados heróis cubanos, que reconhecem como agentes encarregados de vigiar grupos contrários a Fidel Castro.

O presidente ainda exigiu que Obama acabe com o embargo que Washinton aplica à Ilha desde 1962, e termine de vez com a impunidade feita pelos seus antecessores e que se estende até agora aos opositores de Castro Luiz Pousada Carriles e Orlando Bosh.

Carrile processado nos Estados Unidso, atualmente por pejurio e Bosh são assinalados por Havana como autores intelectuais de um atentado contra um avião cubano em 1976 em que morreram 73 pessoas.

Desde que chegou ao poder há um ano. Obama levantou restrições de viagens de cubanos-americanos à Ilha e ao envio de remessa, mostrando que se Cuba não avançar em Direitos Humanos e em democracia não terminará o embargo.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog