domingo, 24 de janeiro de 2010

As eleições no Iraque

Os ex-partidários de Sadan Hussein estão sendo excluídos das eleições legislativa de 7 de março próximo. São 511 candidatos acusados de pertencerem ao Baath o partido próscrito de Sandan. Uma situação que ameaça destruir os esforços de reconciliação no País
Uma comissão parlamentar revelou que alguns destes excluídos chegaram a participar da matança dos xiítas em 1991. Mas os candidatos em questão tem um prazo de tres dias pra apelar da decisão.
Enquanto isto a comunidade Sunita, minoria no Iraque, acusou os dirigentes Xiítas de quererem marginalizar os seus candidatos, condenando as reservas demostradas a respeito nos Estados Unidos e na ONU.
Importantes figuras políticas sunitas, fazem parte da lista de candidatos excluídos, como o chefeda Frente do Diálogo Nacional, Sales Maltaq ou o Ministro da Defesa Abdel Jassem Al Obeid.
O que sabemos que por uma mentira os Estados Unidos e a Inglaterra, puderam entrar no país retirar do poder o governante constituído, sem permissão da Onu, sem respeitar a idéia da autodeterminação dos povos, sendo que fizeram uma interferência com claras intenções imperialistas de lubridiar todo um povo, e garantir petróleo pra mais alguns anos para o continente americano.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog