quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pesquisadores academicos para o Judiciário


Um termo de cooperação para apoiar pesquisas acadêmicas de interesse do Poder Judiciário foi assinado neste dia 26 de janeiro de 2010, terça feira, pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gilmar Mendes. O documento prevê o fomento à pesquisa por meio de bolsa de estudo.


As bolsas de estudo se destinarão a grupos de pesquisa das instituições de ensino superior com programa de pós -graduação aprovado pela Capes. O Conselho Nacional de Justiça será responsável por transferir os recursos financeiros para a execução do termo.


Guimarães explicou que a parceria firmada com o CNJ é mais uma que Capes estabelece, desde 2007, de forma induzida para atender a áreas estratégicas e de interesse do Estado. São vários os acordos assinados com orgãos do poder público com esta intenção, já foram assinadas parcerias com o Ministério da Defesa, da Saúde, da Marinha, das Comunicações, Secretária de Política para as Mulheres. "A Capes trabalha com três componentes: qualidade , competência e agilidade. Estamos agora aguardando o contato do CNJ para o lançamento e, breve do primeiro edital", finalizou.


O ministro Gilmar Mendes destacou a importância de aprimorar cientificamente as pesquisas voltadas voltadas ao Poder Judiciário. "Não há dúvidas sobre a importância do setor para a sociedade, são milhões de processos por ano em diversas áreas. Há uma variedade de temas que passam no judiciário e por outro lado há uma carência na área de pesquisa. Por meio da Parceria com a Capes, o CNJ quer ter subsídios científicos para enfrentar essa diversidade de temas com novas abordagens na orientação do nosso trabalho", concluiu.


Na ocasião, o CNJ assinou mais dois convêncios. O primeiro com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Advocacia Geral da União (AGU), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Instituto de Terra do Pará (Iterpa) para a regularização fundiária de terras da União no estado do Pará. O segundo convênio foi firmado com o Tribunal de Justiça do Pará e tem como objetivo modernização as unidades de registro de Imóveis emtodo o Estado.


Acordo_CNJ_STFO2

Capes e CNJ firmam parceria


CNJ

O Conselho Nacional de Justiça é um orgão voltado à reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Foi criado em 31 de desembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005. Trata-se de um orgão do Poder Judiciário com sede em Brasília e atuação em todo o território nacional, que visa, mediante ações de planejamento, coordenação e controle administrativo, aperfeiçoar o serviço público de prestação da Justiça.


O Conselho foi instituído em obediencia ao determinado na Constituição Federal, e é composto por 15 membros, com mandato de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog