
Neste dia 4 de janeiro, Angola relembra o massacre de Kassanje. E hoje o governador provincial João Ernesto dos Santos, deposita uma coroa de flores, nos túmulos dos heróis desta cidade, e lembra que a luta pela independência de Angola teve muitos heróis, que sacrificaram suas vidas. A governadora de Luanda Francisca Espirito Santos, fala da importancia de transmitir as novas gerações os sacrifícios feitos pela conquista de um país livre, do julgo colonial.E na Comuna de Liagongo (Leua) o governador provincial faz um ato simbólico e inaugura uma escola, no programa de melhoramento e aumento da oferta dos serviços básicos a população.
A história registra, que neste dia em 1961, as forças armadas da aviação de Portugal, descarrearam bombas em Nepalm, matando 15 mil homens, mulheres e crianças que viviam no trabalho rural de Angola colonial, foi com certeza um genocídio, que despoletaria em 4 de 02/1961 e culminou no dia 11 de novembro de 1975, com a Independência Nacional de Angola.
Vale informar que este acontecimento não é trabalhado em História no Ensino do Estado de São Paulo -Brasil embora exista a Lei 10639, em que a História da África e dos afrosdescendentes seja obrigado a ser contada. Pra tanto basta conferir os materiais didáticos emitidos pelo Governode José Serra.
Manoel Messias Pereira
professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão