segunda-feira, 29 de março de 2010

Começa a Semana da Páscoa

Esta é a Semana em que todos os seres humanos da terra, começa a lembrar da celebração da Páscoa, cada um da sua maneira. Os cristão pensam na crucificação de Cristo, outros pensam nos ovos de Páscoa. Mas o calendário histórico registra inicialmente esse ritual no Velho Testamento.

De acordo com a Bíblia, no dia 14 do mês de nisã do calendário hebraico (março ou abril) do calendário gregoriano, os judeus devem oferecer um cordeiro em sacrifício a seu deus, Yahweh, para celebrar a libertação do povo de Israel do Egito.

Na antiguidade, a Pessach como era escrito, era celebrado num festival que atraia todos os judeus a Jerusalém. As celebrações eram inauguradas pelo sacrifício dos cordeiros no Templo da cidade. Os animais eram então servidos em uma espécie de refeição noturna chamada "SÉDER".



O Martírui de Jesus Cristo
No início do Século I d.C um novo sacrifío realizado durante o Pessach entrou para a história. Desta vez porém, o ser imolado foi um homem: o próprio Jesus Cristo, que segundo os seus seguidores, morreu na cruz para salvar a humanidade.
A partir desta história passaram a celebrar a Páscoa para relembrar a morte e a ressurreição do Messias.
Há quem acredite que a última ceia de Cristo foi, na verdade, um Sêder de Passach. Essa tese se baseia nos evangelhos de Lucas, Marcos e Matheus, segundo os quais Jesus teria sido crucificado nodia 15 de nisã, e feito sua última ceia na véspera, dia 14 de abril.
A Lebre de Eoestre
O Coelho da Páscoa, hoje tão popular, não faz parte da tradição judaico-cristã. Segundo os estudiosos do folclore alemão e inglês, a lebre seria um dos símbolos de Eostre, antiga deusa da fertilidade das mitologias anglo-saxa e germanica, cujo o festival era conhecido e celebrado por volta do dia 21 de março
Outro ícone da celebração, o ovo é associado também à deusa Eostre, mas não é uma exclusividadade da mitologia nórdica. Considerando um importante símbolo de fertilidade em diversas culturas, ovos de galinha são decorados. Há séculos nos países cristãos da Europa oriental na época da Páscoa.
Ovos de Chocolate
Os ovos de chocolate de presentear é uma forma divertida e lúdica de celebrar a páscoa hoje, e difere muito dos rituais tradicionais, associados a uma data repleta de significados religiosos. Tanto no Cristianismo quanto no judaismo, a Páscoa é o momento em que os devotos oferecem sacrifícios ou reelembram o sofrimento que os conecta com Deus.
Manoel Messias Pereira
professor de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog