segunda-feira, 15 de março de 2010

Japão e Brasil na exploração agrícola em Moçambique

Savana Moçambicana
A Agencia de Cooperação Internacional do Japão (JICA) anunciou hoje um plano para o desenvolvimento agrícola da savana moçambicana com parceria do governo brasileiro. Inclusive o governo brasileiro fala no site da embrapa em parceria trilateral.



O projeto almeja o desenvolvimento de 5,5 milhões de hectares de savana no país africano numa área equivalente a Croacia, na qual da área total 2 milhões de hectares serão destinadas para a exploração agrícola.



Segundo Jica, o objetivo é cooperar com o governo brasileiro para transformar um vasto terreno de arbustos em uma região agricola, como o Brasil fez com o cerrado, de característica geográfica e climáticas semelhantes.



O trabalho de pesquisa em Moçambique serão iniciados em outubro de 2010, para determinar o tipo de sementes e plantas adequadas. Com este projeto os japoneses dizem que estão transformando o setor primário e aproximando da África.



Nesta semana , representantes dos ministério da agricultura de Moçambique, e especialistas japoneses e brasileiros realizarão um simpósio visando iniciar os projetos.



No passado a China e a Coréia começaram projetos agrícolas na África em grandes extensões de terra com o objetivo de melhorar a sua segurança alimentar contra o aumento de preços. Mas acabaram sendo criticados por diversas ONGs.







Manoel Messias Pereira

professor de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog