Num esforço do Jornal Brasil de Fato, que nesta eleição organiza o debate dos candidatos a presidência da esquerda brasileira, denunciando o caráter anti-democrático do atual processo eleitoral.
As eleições constituem um espaço político para que pudessem apresentar projetos para o país e elevar a consciência política da população brasileira estão cada vez mas depolitizados e dependentes do poderio econômico sãovergonhosas e imorais as milionárias cifras gastas para eleger os integrantes do legislativo e do executivo em nosso país.
A burguesia brasileira reduziu a campanha eleitoral na propaganda na televisão, a marketing de pessoas - não de programas que dependem de esquemas econômicos muito caros. A compra de cabos eleitorais "militância" pago e material de propaganda sofisticadas e torna-se isto naturalmente.
Com isto tem maiores vantagens quem consegue uma melhor arrecadação de recursos, junto a empresas, bancos em mecanismos no mínimo promiscuo para quem deseja ocupar cargos publicos e administrar um volumoso valor arrecadado , "recursos do povo".
Neste cenário não há um clima de debate de idéias e de agitação política na sociedade. As campanhas eleitorais estão engessadas, modadas por uma legislação que impede uma participação popular mais ativa, limitam os comícios e atividades de agitações políticas própria da natureza do processo.
Com os candidatos favoritos nivelados por baixo o debate sobre os rumos do país, fica no ostracismo, a grande ausência do processo eleitoral brasileiro e político. Política entendida como disputa de interesses contraditórios aceca dos problemas fundamentais da sociedade. E numa sociedade de classe desigual como a brasileira, o desaparecimento do conflito favorece os mais forte, os dominantes. A mídia comporativa cumpre ainda um papel fundamental nesta mediocrisação das campanhas eleitorais. A corbetura limita-se aos favoritos exatamente aqueles com orçamentos milionários e as linhas editorias privilegiam as trjetórias e características pessoais do candidatos, ouseja projetos para o país não são discutidos.
Ivan Pinheiro 21
PCB
Rui Pimenta -PCO
Ze Maria - PSTU
16
Plinio de Arruda Sampaio
PSOL
Os candidatos, do PCB,PSTU,PCO,e PSOL foram convidados, além de Dilma Roussef , Marina Silva e José serra, dos que confirmaram presenças são os da esquerda, como Sr. Ivan Pinheiro, Rui Pimenta,Ze Maria já Plinio de Arruda Sampaio esnobou e sua assessoria informou que devido a sua agenda não poedrá participar.
Além disto o Jornal Brasil de fato faz uma articulação pra envolver outras organizações como as sindicais, e sociais, para bom andamento do debate. E neste ato vem denunciar a falta de democracia e um protesto contra as eleições mediática.
Manoel Messias Pereira
professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão