segunda-feira, 27 de setembro de 2010

vida religiosa


Lembrando um pouco dos santos gemeos católicos,  são descendentes de árabes, nobres, e que pereceram no ano de 303 sob o poderio do governador Lísia que mandou decapitá-los.
Eram filho de Teodoata, mãe que lhes deu um educação, sob a orientação de mestres e sábios, especializaram em medicina.
Exercendo a profissão de médicos passaram a ser popular, e como pregavam o cristianismo passou a ser perseguido pelo Imperador de Roma,  Diocleciano.
Estavam eles exercendo as suas atividades em Agra, na Ciclícia quando por ordem imperial foram citados perante o tribunal de Lísia.

Foram condenados pelo tribunal como praticantes do curanderismo e dado a pratica de feitiçaria, ambos foram decapitados.
Os seus restos mortais foram tranportados para a cidade de Cyra na Síria, e hoje são venerados no mundo todo.

No Brasil, o em 1530 tivemos a primeira Igreja em sua homenagem, em Pernambuco e em 1535, o então Duarte Coelho criou uma vila em homenagem aos santos gemeos.

Outra figura de santos gemeos são de Crispim Crispiniano os sapateiros

Em meados do seculo III, partiram de Roma para pregações cristãs, um grupo de homens chefiados por São Quintino, e foram pregar em Cálias, e entre eles Crispim e o Cripiniano.

Fixaram-se residência em Soissons, na qual durante o dia eram missionários e na noite trabalhavam como sapateiros

Até que chegou a Soisons, Maximiano Herculeo com ordens imperiais de aplicar medidas restritivas ao pregadores cristãos.

Crispim e Cristinianos foram detidos e entregue a jurisdição da Recitao Varo. E ambos condenados pela prática do curanderismo e mortos a espada.

Cultura Afro.


Nos terreiros passaram a cultuar os santos gemeos católicos devido que na África haviam o culto dos Ibegês ou Ibejadas, e para o sincretismo religioso, utilizaram os santos católicos.

A figura dos deuses Ibegês, está ligadas as vária lendas que comunidades africanas tem sobre o nascimento de gemeos em que dizem sobre sorte ou azar. 

Nos terriros de umbanda por exemplo há defensores da Linha dos Santos, Nabejadas, Dois dois e passam a ser uma das falanges na qual se divide a religião.

Mesmo entre os primeiros escravos que chegaramao Brasil há registro históricos de que neste dia as crianças comiam "Caruru, feito com quiabo acebolados, camarão e castanha. e eram servido inicialmente a 7 criança.

Os Ibegês acompanham os orixás femininos e são cultuados em festas de crianças.

Estes apontamentos são formas de informações, culturais precisa a todos os seguidores deste blog.


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog