quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os Partidos Políticos

Quando ouvimos falar em eleições, em candidatos e as pessoas dizendo que vão votar em x ou em y, é preciso entender que qualquer que seja o cidadão candidato faz parte de uma organização partidária, assim é como o prefeito, o goernador, o presidente, todos fazem parte de uma organização partidária, que teve uma convenção e escolheu determinados nomes para concorrer as eleições.

Um Partido político não é o todo da sociedade, mas uma parte que pensa exatamente como funciona ou como deveria funcionar a atividade administrativa em termos políticos. Portanto partindo do princípio da Polis,da multiplicidades, da importância das cidades e da formação do Estado.

Cada agremiação partidária, tem um conjunto de valôres, que passa pela moral, pelos bons costumes, pelo discernimento legal, pelo direito de organização, pela construção ideológica. Portanto todos defendem um conjunto de idéias, provindas dos arsenais sociológicos, que estão nas universidades, na produção intelectual e na construção de uma sociedade.

As ciências sociais portanto é a parceira indiscutível, para a formação cultural e ideológica das agremiações partidárias, que deve ter formação jurídica, formação histórica,formação antropológicas, formação sociológica e passa a servir a comunidade.

Os partidos devem sempre terem cursos de formação para os seus quadros, devem estar discutindo os valores éticos da sociedade, do respeito ao outro na construção de um mundo melhor. Diante desta exposição observo a eleição e o eleitorado neste ano.

Uma eleição engessada, um eleitorado perdido dizendo que não está compreendendo o processo e que deve votar em quem rouba, mas faz, em quem deve levar vantagem em tudo inclusive nas questões espúricas, outros fazem gracinhas como se o mundo fosse o grande circo, ou seja parece que o mundo transformou-se, e uma quantidade imensa de juristas trabalham para todas as candidaturas, e os juizes multam pelos excessos.

Ah candidatos, que alguns dizem que tem ligação com o crime organizado, e a polícia passa a agir, e para isto solicito que prestem atenção na imprensa de uma forma geral, observe bem quais são os candidatos e partidos envolvidos, que estão praticando atos proibitivos aos olhos da Lei. Porque a justiça usa as vendas e fica com a espada e a balança nas mãos. Basta ver a esfinge na frente dos tribunais.

Ah, candidatos que passaram pela convenção, mas diz que não sabe o que vão fazer, e de forma evidente estabelece que lá é uma forma de angariar fundos pessoais, outro problema são as quantia volumosas de reursos conseguidos de empresas dentro da lei, exatamente para o cidadão que vai gerir, ou trabalhar com a arrecadação dos valôres referentes à arrecadação de impostos. E as empresas doadoras, com certeza não vão ter vantagens nenhuma? Imagine isto.Se todas elas tem no fundo um caráter  de obter lucros e foram abertas e estão obetendo lucros e sem dizer que são beneficente.

E por fim refletir não faz mal a ninguém, ter a dignidade o respeito pra si próprio na hora de dar o seu voto, não esqueçer que pode estar passando de otário, num contexto historicamente politico e que permitirá amargar com a nação ou para o País prejuizos inclusives etico-moral.



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog