Numa informações que circulou hoje na Folha de São Paulo de hoje, dia 15 de setembro de 2010, pagina A10- Mundo, consta que o famoso fotógrafo do Movimento pelos Direitos Humanos Ernest Withers era um informante do FBI (polícia federal americana), segundo o Jornal Americano "Commercial Appeal".
Winter segundo consta foi um dos mais proeminentes personagens do movimento pelos direitos dos negros dos Estado Unidos. E faleceu em 2007 aos 85 anos e , deve ganhar um museu no Tenessee, nos próximos dias 15 de outubro.
O fotográfo tinha aesso ilimitado a lideranças e eventos, incluindo ícone do movimento Martin Luther King. Ele não só documentava como também passava informações sobre o movimento para o FBI sob a indentificação ME338-R.
E constam que relatos do FBI desenham Withers como político informante que desde 1968/70, passou dicas e fotografias detalhando os bastidores da vida diária política e negócios da comunidade negra de Memphis, diz o jornal americano.
O FBI usava as informações para impedir atos dos militantes e antecipar marchas. Segundo o jornal com elas, a agência pôde conter os Invasores, um grup omilitante ao estilo dos Panteras Negras, temido pelo governo de Memphis.
(Publicado hoje na Folha de São Paulo - Mundo A-10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
opinião e a liberdade de expressão