sábado, 18 de setembro de 2010

dia 18 de setembro na história

Em 18 de setembro de 1946 - Temos a Primeira Constituição Brasileira com a participação de todas as Correntes Politicas existente no País, o PCB, participou ativamente.

Em 18 de setembro de 2006 - Numa Reunião em Genebra do Conselho dos Direitos Humanos, foi apresentado um relatório, no mundo sobre o crescimento do Racismo, da violência da xenofobia,do antisemitismo, da cristofobia, da islamifobia, mas em relaçãoao Brasil, foi visto o compromisso do Governo Brasileiro em todo o seu escalão, disposto a enfrentar a herança histórica do racismo.Foto acima dos proponentes brasileiro do estatuto da Igualdade Racial no Congresso.

Local histórico do assassinato do lider do Quilombo Malumguinho(João Batista) em 1835

Em 18 de setembro de 1835, foi assassinado em combate o lider do Quilombo dos Malunguinhos, no município de Maricota atualmente Abreu e Lima, o Malumguinho ou João Batista. E em memória  e resgate histórica a Assembleia Legislativa de Pernambuco, estabeleceu no Artigo 23 de sua Constituição Estadual nos Parágrafos 6 e 8 , a Comemoração em Pernambuco da Semana Estadual da Vivencia e Práticas da Cultura Afro-Pernambucana.( Conforme foto do Parlamento ou Casa do Povo do Estado de Pernambuco.)

Em 18 de setembro de 1933 - Publicação do Primeiro n. de "A voz da Raça"Jornal da Frente Negra Brasileira.
Em 18 de setembro de 1773 - Vão fixar-se em Kilongo perto da Lagoa Kilunga que fica próximo da atual Saga-Nzu, os primeiro missionários católicos franceses em Cambinda, acima a Igreja Matriz de Cambinda construída pela chegada dos cristãos basolongo ao sul de Kakongo.

Em 18 de setembro de 1865 Temos a rendição do Paraguai. Numa guerra considerada como o maior conflito ocorrido na América do Sul, travado no Paraguai e na Tríplice Aliança. Conflito iniciado no Mato Grosso e que matou muitos negros brasileiros.Pois havia a promessa de que os negros que saissem deste conflitos tinham a sua liberdade(carta de alforria), E foi um momento de branquear um pouco a população brasileira, estabelecendo que os mais negros deviam ira para a frente de batalha. Isto já revela a corrupção do dinheiro público no Exército.Pois o Brasil recebeu dinheiro da Inglaterra pra organizar o exército e ter a missão de atacar o Paraguaí, mas não organizou e quando precisou colocou escravos como soldados.
Em 18 de setembro de 1810 - Independência do Chile, em relação a Espanha.Deixou de ser colônia.

Em 18 de setembro de 1981 - nasceu  Letícia Losekann Coelho, professora, poetisa,brasileira natural de Porto Alegre.

Em 18 de setembro de 1851 - Nasceu o Jornal New York Dail Times, fundado por Henry Jarvis Raymond e Georg Jones.
Em 18 de setembro de 1969 - É aprovada a Lei de Segurança Nacional no Brasil, instituindo a Pena de Morte e a prisão perpétua em território brasileiro

Em 18 de setembro de 1905 - Nasceu em Estocolmo a diva do Cinema Greta Garbo -atriz sueca
Em 18 de setembro de 1970 - Foi encontrado morto o guitarrista e cantor americano Jimi Hendrix, asfixiado por calmante nas veias.
Em 18 de setembro de 1828 - D. Pedro sancionou a Lei que deu origem e regulamentou as atribuições do então Supremo Tribunal de Justiça, que depois passou a chamar Supremo Tribunal Federal -STF
a foto acima é do atual STF em Brasília-DF

Em 18 de setembro de 1951 - Nasceu a TV Tupi
Por isto hoje comemoramos o Dia Nacional da Televisão Brasileira
Jean Moréas

Em 18 de setembro de 1886 Jean Moréas batizou a Escola Literária com o nome de Simbolismo num excepicional artigo-manifesto publicado no Fígaro. Inaugurava o Símbolo contra a carga materialista, cientificista de uma época positivista.
Entre os principais simbolistas temos o negro Cruz e Souza, considerado o maior símbolista da Língua Portuguesa, Emiliano Perneta e silveira Neto que inseriram em suas obras traços de interesses sociais e de revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog