sexta-feira, 15 de março de 2013

Alice Vieira "Podem expulsar-me à vontade do PCP"


Alice Vieira "Podem expulsar-me à vontade do PCP"
Militante do Partido Comunista Português (PCP) desde 1975, a escritora Alice Vieira corre agora o ‘risco’ de ser expulsa do partido porque decidiu apoiar a candidatura do socialista Elísio Summavielle à Câmara de Mafra. Ao Diário de Notícias (DN), Alice Vieira diz que não estar “nada preocupada”, frisando que não quebrou “nenhum dever”, ao contrário do que acusa o PCP, e que nas eleições autárquicas o voto é “na pessoa e não nos partidos”.

“Se quiserem podem expulsar-me à vontade, não estou nada preocupada com isso. Não quebrei dever nenhum. Agora, se o PCP entender que violei os estatutos do partido e que a minha decisão é motivo para a expulsão do partido, nem quero saber, não me preocupa”, é assim que a escritora Alice Vieira, militante do PCP há 38 anos, reage, em declarações ao DN, ao comunicado emitido pelo partido e no qual a acusa de ter quebrado “os compromissos e deveres inerentes a um membro do PCP”.




Alice Vieira revela que aceitou de “imediato” o convite feito pelo seu “amigo [de] há muito tempo”, o socialista Elísio Summavielle, para ser cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal de Mafra nas próximas autárquicas, porque considera que “são eleições diferentes das legislativas” porque o voto é “na pessoa e não nos partidos”. Mas, e apesar de integrar uma lista socialista, a escritora assegura ao DN que filiar-se ao PS foi coisa que “nem sequer” lhe passou pela cabeça.

Contudo, o PCP entende que a decisão de Alice Vieira representa “um apoio aos objectos e ambições desse partido [o PS]”, que quer “fazer das eleições autárquicas um momento para iludir a sua recusa de pôr fim a um governo politicamente derrotado, moribundo” que “tenta disfarçar a sua identificação e compromissos com as opções essenciais da política (…) da troika e dos partidos que com ela subscreveram o ‘memorando de entendimento’”.

Os estatutos do PCP indicam que os militantes são obrigados a actuar em conformidade com os mesmos, a defender a unidade e coesão do partido, a contribuir para a realização do Programa do Partido para a aplicação da sua linha política e para o reforço da sua organização, prestígio e influência. Além disso, estão impedidos de pertencer a outros partidos ou organizações de carácter partidário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog