domingo, 10 de março de 2013

Ato contra Feliciano reúne milhares em São Paulo



Ato contra Marco Feliciano reúne milhares em São Paulo


Na tarde deste sábado, dia 9 de março, milhares de pessoas se reuníram em São Paulo para protestar contra a nomeação do pastor Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). A manifestação teve a presença de muitos jovens, ativistas de diversas causas e de personalidades como o cartunista Laerte Coutinho.

Dentre os diversos grupos que protestaram contra Marco Feliciano, estava a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+). O movimento social de pessoas vivendo com HIV divulgou, recentemente, nota de repúdio contra a nomeção do pastor.

Dentre as palavras entoadas pelos participantes estavam “Até o Papa renunciou / Feliciano, sua hora já chegou” e “Eu amo homem / amo mulher / tenho direito de amar quem eu quiser”, em referência aos comentários de Marco Feliciano contrários à união homossexual. O pastor e deputado federal também é acusado de ter feito declarações racistas. O movimento negro também estava em peso no protesto.

A nomeação do pastor do PSC foi cercada de polêmicas e recebida com protestos de ativistas desde antes de sua confirmação no cargo. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou uma nota de protesto e pediu que todos os setores da sociedade comprometidos com a consolidação da democracia se manifestassem contrariamente a esta indicação.

Os integrantes da Articulação Nacional de luta contra a Aids (ANAIDS) também divulgaram nota sobre a escolha do pastor e deputado. Segundo o documento, ativistas de todo o País entrarão em contato com parlamentares dos seus respectivos estados, pedindo que não haja qualquer tipo de interferência religiosa ou ideológica na CDHM.

O movimento social afirma que também ficará atento à presidência de Marco Feliciano.

Marco Feliciano substitui o deputado Domingos Dutra (PT) na presidência da Comissão. Após o anúncio de seu nome como indicação do PSC, Marco Feliciano declarou: "Não sou e nunca fui racista ou homofóbico”. Ele já declarou anteriormente que a aids é um “câncer gay” e que é contra a união homossexual.

Nana Soares











 

AV. PAULISTA, 2073 • HORSA 1 • 8º ANDAR • CJ 822
CEP 01311-300 • CERQUEIRA CÉSAR • SÃO PAULO • SP
TEL. 055 11 3287.6933 / 3266.2107
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DA AIDS • 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog