sábado, 28 de agosto de 2010

Eleições 2010 no Brasil


Este ano de 2010, é obviamente um ano eleitoral, pois a política é algo saudável e que devemos fazer a todo o instante, mesmo fora dos marcos institucionais, como partidos, como elemento cartorial, alicerçado num pragmatismo burguês, como todo este país capitalista e escandalosamente existente, como uma grande esculhamação para meu olhar. Mas podemos fazer política nas relações pessoais, na nossa família,no nosso ambiente de trabalho, na cordialidade com os amigos, e na defesa intransigente do nosso papel transformador.

Sempre gosto desta palavra a transformação, e penso que ela  mesma deva existir dentro de um contexto superestruturado, que privilegie a classe trabalhadora, os menos favorecidos, e que não possuem o capital, ou seja como o  ser humano sem posses materiais. Minha origem vem de famílias que foram escravos no Brasil, tenho com certeza uma nobreza, de ter saído de um lar de seres humanos acostumado com o trabalho, e que mantem um olhar político, alicerçado pela história e a experiência de um partido político, que pensa o trabalho, como o Partido Comunista Brasileiro.

Neste contexto vejo que  as campanhas políticas tanto para o executivo, assim como o legislativo, apresenta um enorme grau de hipocrisia, quando penso a respeito, dois direitos de informação. Sabemos que este país é o campeão de escândalos e Comissões parlamentares de Investigação, sabemos que grande parte dos candidatos, tem envolvimento com peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, mensalão, dolares saindo pela cueca. E seja de todos estes chamados partidos da "Mídia" na qual a pelo menos 2(dois) anos falam sobre quem seriam os candidatos. E ao invés devoce ter uma imprensa preocupada em dar notícia tivemos uma campanha disfarçada. e uma  (In)Justiça, de olhos vendados.

A minha espectativa era que todos os quase quinhentos escândalos pudessem fazer parte do jantar, dos cafés, das discussões sérias, que fossem passar este país a limpo, ou seja longe desta histórinha das fichas limpas.

Quando pensamos no Brasil, e pensamos em votar, temos que manter a consciência de inumeros atos públicos veiculados na imprensa que muitas vezes não temos respostas e como vamos entregar um país nesta condição para este ou aqueles cidadão governarem. Desde a época dos militares até o presente, ouvimos falar de inumeros casos, que nunca foram devidamente esclarescidos ou vieram dar uma satisfação ao Brasil condgnamente. E que não está na ordem do dia exatamente, porque todas as forças burguesas neoliberais juntaram-se, e tiveram uma lei que determinaram que quem deve ter voz nas campanhas é quem tem representação no Congresso. Outros partidos é apenas uma aparição fantasma.

Mas eu gostaria de ver discutido, não apenas promessas vazias, ou demagogias mas até mesmo crimes feitos em nome de partidos políticos e por membros de organizações x ou y, que não cabe a mim renomear. Mas porque a Operação Sauva, a Máfia dos Cupins, Doação de Roupa da Lu Alkimin,Operação Anaconda, a Irregularidade da Fome Zero, Os grampos contra o TSE, Os grampos contra Fernando Henrique Cardoso e seus aliados,os grampos contra os políticos baianos, a Morte do Toninho do PT, a morte de Celso Daniel, Escandalo dos Vampiros, dos Sanguessugas,a Quebra do Sigilo do caseiro Francelino Santos Costa, o Escândalo do Sivam, já do governo FHC, do escândalo do Conan, Escandalo do BNDS(verbas para socorrerem ex-estatais privatizadas),Escândalos da Telebras,Esândalo da venda do Rio Doce,Escândalo da Mesbla, Escândalo do Banestado, Dossie Caymã, Escândalo das Pastas cor de rosa, CPI do Narcotráfico,CPI do Crime Organizado,Escândalo da Administração do Mão Santa.Os acidentes Ambientais da Petrobás, que necessita ser investigado e puna quem tem de ser punidos, os abafamentos das CPIs, do governo FHC, eAinda há coisas engasgada na garganta do brasileiro que na eleição quer saber quem estava envolvidos e que pé que ficou e os partidos que estes elementos estavam com quem estão de que lado. Será partidos ou quadrilhas organizadas? Cade o resultado do Escândalo das Telemings (Minas gerais, Caso Queiroz Galvão do Pernambuco, escândalo do Pau-brasil Engenharia e Montagem, a CPI do Detran de SC, CPI do Pó da Paraiba,a compra dos deputados pelo PSD, Escaândalo dos Anões do Orçamento, Caso do Restaurante Gulliver com tentativa deassassinato. E se formos abrir ainda tudo temos o que não está esclarecido o escândalo das aprovações da Lei da Privatização das estatais, o Programa Nacional de desestatização, Escandalo do INSS, escândalo da Vasp,escândalo do Fundo de Participação, escândalo do FGTS, escândalo da LBA e outros mais. tudo isto não está na ordem dos dias e mundo de gente ligados a estes partidos da mídia, dizendo que vai moralizar, é como se dar galinhas pras raposas. No Brasil olhando a sopa de letras que juntaram-se ou seja as forças reacionárias é dificil votar, nesta eleição. Há muita coisa sem esclarecimento. Dá pra escrever um livro turvo. Sem falar nos envolvimentos que tens muitos candidatos.E essa é a nossa história recente, e nós como brasileiro queremos participar de um mundo decente, mas como?


Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog