quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os 22 anos da Fundação Palmares

Na última sexta-feira, na sala Vila Lobos no Teatro Nacional Claudio Santoro, foi gravado o DVD, que será lançado em 20 de novembro de 2010, quando o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, mas as apresentações que ocorreram em Brasilia foram alusivas aos 22 anos da Fundação Palmares.
Presente esteve o Ministro Juca Ferreira - Minc

O presidente da Fundação Palmares Zulu araujo

O espetáculo festivo teve como ponto alto o concerto mães d'agua, - yeyê omo ejá, em homenagem a  Yemanjá - Orixá feminino - a Deusa da desmbocadura dos rios com o mar.
Yeyê - significa  mamãezinha
Omo - significa - filha ou filho
Ejá - significa - Peixe

E aparece sob várias personalidades: a mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A  Mãe que passeia sobre as ondas; Iya Ogunto, no Brasil, Ogunté, Iya susure, Aynu, Iyáru, Kaia (Angola), Iyá Sesu, Iyá Masemale.

A Concepção do espetáculo foi Zulu Araujo, presidente da Fundação Palmares. Fabio Espírito Santo assinou a direção artística e Angelo Fonseca a direção musical. O maestro regeu a orquestra com 44 instrumentistas e uma manda acompanhou 7 9Sete) cantoras negras, abaixo relacionadas.
Cantora Alaíde Costa
cantora Daude
cantora Luciana Mello
cantora Margareth Menezes
cantora Mart'nália
Paula Lima (cantora)
cantora Rosa Maria Calin


O público foi brasileiro foi excelente, ainda teve os troféus que foram entregues pra algumas personalidades, como a Sra. Mãe Neide Oya D'Oxun, Alaíde do Feijão e Xica Xavier.
Mãe Neide Oyá D'Oxun (religiosa)

Xica Xavier(atriz)



Manoel Messias Pereira
professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog