sábado, 21 de agosto de 2010

Lider da Guerrilha de Caparó hoje candidato a governador no Paraná

Na foto Amadeu Felipe e Ivan Pinheiro
ambos candidato a governador e a Presidente pelo PCB

O candidato ao governo do Estado do Paraná, Amadeu Felipe Luz Ferreira, natural de Blumenau há 74 anos, é hoje um militar reformado e fêz parte da Casa Militar durante o governo de João Goulart, quando chegou ao posto de Capitão do exercito Brasileiro.

Durante o golpe militar de 1964, Amadeu criou e liderou o Movimento de sargentos revolucionários que lutavam para impedir o domínio dos militares no Brasil

Em 1966 com apoio do ex-governador Leonel Brizola comandou a organização do 1.Movimento Armado de resistência ao golpe, "Guerrilha de Caparaó", que é um conjunto de montanhas que fica entre o espírito Santo e Minas Gerais. Amadeu liderou um grupo de 20 militantes todos posteriormente presos. A história deste conflito está no livro do jornalista José Caldas, intitulado " Caparaó A primeira Guerrilha contra  a Ditadura".
Na foto Amadeu Felipe e o seu vice Fabio dos Anjos

Amadeu diz "tentamos derrubar a ditadura, ...ainda que a luta era pela emancipação da América Latina, tinhamos apoio na Argentina, no Uruguaí e na Bolívia. Mas a democracia no Brasil surgiu de todos os movimentos e de muitos jovens que deram a vida por isto"

Hoje o PCB Partido Comunista Brasileiro nesta campanha, tem como estrategia uma nova Revolução Brasileira, com a formação de uma frente Anti-capitalista e Anti-Imperialista.


Manoel Messias Pereira
professor
Militante do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog